Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Almoço Columbófilo de Troca de Borrachos – Cabeço de Vide

Pedro Barradas columbófilo de Cabeço de Vide, distrito de Portalegre, foi em 2017 o Anfitrião da festa columbófila que é o almoço de troca de Borrachos. O dia foi comprido e os convidados começaram a chegar logo cedo à bonita localidade onde estão situadas as Termas da Sulfuria e onde tudo aconteceu. Antes da hora do almoço cada columbófilo à chegada entregava um borracho à organização por si oferecido. Entretanto o grupo foi tomando forma e já perto da hora do almoço, partiu em direcção a uma visita guiada ás instalações das termas, que estavam fechadas, nesse dia, mas com a presença do presidente da Junta de freguesia de Cabeço de Vide e o Presidente da câmara Municipal de Fronteira, sede de conselho, as portas abriram se aos columbofilos. Foram momentos unicos para muitos que nunca tinham visitado umas termas. Finalizado o passeio, o caminho fez se rapidamente em direcção ao restaurante das termas onde se sentaram à mesa quase 70 columbofilos das mais variadas zonas de Portugal. mas sem me alongar mais passemos aos intervenientes que explicam melhor o que é afinal este convívio. Ao longo do artigo podemos encontrar pequenas entrevistas a Pedro barradas, Filipe Martins, um outro fundador da festa, ao Dr. Jacinto, presidente da FPC, dr José Duarte veterinário da FPC, Capitão Garrido, meteorologista da FPC e algumas palavras também do presidente da junta de Freguesia João Olaia. Apenas as entidade oficiais locais estavam em representação, todos os outros intervenientes deixaram bem frisado que estavam presentes como columbofilos e em confraternização com amigos. Mais adiante daremos também a conhecer a vertente solidaria deste encontro.

Pedro Barradas, o Anfitrião, Rogério Silva, Presidente da Câmara Municipal de Fronteira e João Olaia, Presidente da Junta de Freguesia de cabeço de Vide.

 

 

entidades troca borrachos

Entrevista a Pedro Barradas, o Anfitrião de 2017

CO – Pedro quais foram as razões que te levaram a propores cabeço de Vide e a tua pessoa para  organizares este ano de 2017 o Almoço Columbófilo de troca de borrachos?

PB – Hélder, aceitei o desafio de organizar este almoço convívio com bastante tradição já, por que sabia que a comparência dos amigos estava garantida. E por que tinha imensa vontade de traze-los todos a minha terra para lhes mostrar as nossas termas.

CO – Qual a importância deste tipo de eventos na columbofilia em geral e em particular aqui no distrito de Portalegre.

PB – Somos um distrito com poucos associados, e acho que este tipo de convívios vem incentivar e ajuda a adquirir novos conhecimentos e amizades a quem neles participa, a interacção a troca de ideias só traz benefícios.

CO – este ano tivemos columbofilos de muitos partes do país? consegues enumerar todas?

PB – vieram columbófilos dos distritos de Portalegre, Évora, Setúbal, Lisboa, Viseu, Aveiro, Porto, Santarém… curioso que os primeiros a chegar ao local do almoço foram os amigos que mais kms fizeram, vieram de Sernancelhe , o encontro era as 12h eles chegaram as 11h, demonstra bem o espírito deste convívio.

CO – Foi também uma oportunidade de dar a conhecer as Termas da Sulfuria a gentes de fora…esta região tem mais locais obrigatórios para visitar?

PB – Cabeço de vide é uma vila muito bonita, a parte histórica da vila tem bastante interesse, com uma vista deslumbrante envolta nunca calma e sossego especiais. As gentes da terra sabem receber, temos oferta na restauração, todo isto aliado as termas, será um bom cartão de visita.

O Amigo Vítor Lucas uma habitual presença, fazendo um papel importante na organização, receber e catalogar todos os borrachos que no final da festa são sorteados pelos presentes…não pode levar o seu para casa… única condição

 

 

 

IMG_9675

CO – Em cada ano a festa só termina quando fica escolhido o próximo local e próximo anfitrião, onde vai ser em 2018?

PB – Em 2018 será em Castelo Branco. E os amigos de Estremoz já se disponibilizaram para organizar o de 2019…a partida esta assegurada a continuidade deste convívio importante.

CO – É extremamente difícil juntar a uma mesa tantos e bons columbófilos como aconteceu este ano, do teu ponto de vista como vistes o ambiente vivido e o espírito da iniciativa?

PB – Hélder quando me prepus realizar este almoço convívio e o idealizei , estava um pouco longe de pensar que corre-se de forma tão perfeita. Juntar entre os 69 presentes, tantos campeões de clubes, de distritos, de campeonatos nacionais, os melhores nos valências nacionais todos à mesma mesa, lado a lado com columbófilos que vivem este desporto de forma tão diferente , foi sem duvida o que me deixou mais agradado. Contar com a presenças das entidades locais, o dr. Rogério Silva , presidente da câmara municipal, o sr. João Olaia presidente da junta de freguesia, bem como a presença do dr. José Luís Jacinto presidente da FPC, veio acrescentar a este convívio a importância que ele merece. Na columbofilia actual e no futuro o convívio entre columbófilos é de estrema importância. na maioria das vezes os columbófilos só se reúnem em leiloes , muitos não vão a leilões por que não querem comprar pombos etc, aqui não existe esse compromisso, aqui o objectivo é o bom convívio e acho que pela satisfação de todos os presentes no domingo isso foi alcançado….obrigado a todos e até castelo branco 2018!!

 

 

IMG_9699

Entrevista Filipe Martins- um dos Fundadores da ideia…

CO – Amigo Filipe conte-nos um pouco da historia deste Almoço Columbófilo de troca de borrachos…

Este encontro anual de convívio entre columbófilos realiza-se já há uns bons anos, não sei ao certo, mas devem ser aproximadamente 15/17 edições. Tudo começou numa freguesia do concelho de Portalegre, mais propriamente em Alagoa, combinou-se um almoço nesta freguesia, tendo um dos anfitriões proposto que se levassem borrachos para no final se efectuar a respectiva troca.

Nessa primeira edição participaram columbófilos de Portalegre, Monforte e Nisa (não vou falar em nomes pois poderei esquecer-me de algum colega. Foi um dia bem passado onde imperou o convívio e as conversas sobre pombos de corrida, era uma experiência a repetir, e logo se combinou que no ano seguinte era de repetir tal momento.

 

IMG_9775

 Falava-se dos concursos, das diversas especialidades, mas era o fundo e o grande fundo os mais apetecidos, as melhores recordações. Foi então que convidámos os grandes amigos da zona de Marinhais/Muge, também eles amantes da modalidade e das longas distâncias. Este grupo 20/30 columbófilos manteve-se por vários anos, até que se alargou a amigos de Estremoz.

Realizados os primeiros 3/4 encontros, todos em Alagoa, era opinião unânime alterar o local da sua realização, nunca terminávamos o almoço/convívio sem definir-se o sítio do próximo encontro. Devo dizer que já se realizou, para além de Alagoa, em Nisa, Portalegre, Marinhais, Monforte, Estremoz, Crato e hoje em Cabeço de Vide.

Temos como condições obrigatórias para participar nestes almoços: a boa disposição, o gosto pela columbofilia e trazer um dos seus borrachinhos.

Já no interior das Termas da Sulfuria

IMG_9685

Depressa chegámos à conclusão que a melhor data para tal acontecimento, seria o início de Setembro. Época em que a maioria já não se encontra de férias e é um período em que todos se encontram ainda a criar borrachos.

O que nos move não é a “troca de borrachos” mas sim o convívio, mas por curiosidade, já saíram destes encontros alguns bons pombos, verdadeiros campeões, isto só prova como os columbófilos se enganam e não conhecem bem o produto da casa, ahahahahahahal!!!!! Até Setembro de 2018

Filipe Miguel Meira Martins

IMG_9690

João Paulo valente, presidente da ACD Portalegre, um homem discreto que não procura as lentes nem o palco, mas sim o trabalho, mesmo assim conseguimos conversar um pouco com ele. Diz nos que não está presente enquanto presidente, mas sim como columbófilo, e amigo de muitos dos participantes. “Este grupo começou com meia dúzia de pessoas, alargou se para cerca de 20 e eram quase sempre os mesmo, mas ultimamente o amigo foi trazendo mais um amigo e outro, e o outro já perguntava se pode trazer um outro e assim chegámos a esta bonita festa com tantos amigos e columbofilos” JP. Afirmou nos que não podia deixar de estar presente e empenhado numa festa que se realiza no seu distrito.

IMG_9691

Dr. José Luís Jacinto, também esteve presente enquanto columbófilo e congratula se, diz nos mesmo que é um enorme prazer ver tantos columbofilos juntos, sem interesses, “estamos todos apenas por amor ao pombo, e estamos aqui num ambiente bastante saudável. É bom por vezes poder despir a camisola de presidente e conviver apenas como columbófilo”.(Luís Jacinto)

O Dr José Luís veterinário, frisa também o verdadeiro espírito columbófilo de amizade, uma festa salutar. “Muitos passam o tempo a criticar, outros preferem conviver, aprender, trocar ideia, progredir e andar para a frente”. (José Luís)

IMG_9681

O sr. Presidente da Junta de freguesia de cabeço de Vide, João Olaia diz nos que o anfitrião está de parabéns por ter trazido a cabeço de vide um conjunto alargado de columbofilos, que se juntaram à mesa, conviveram e conheceram esta linda localidade, e quem sabe voltem mais tarde, “foi um prazer participar neste evento”. (João Olaia)

IMG_9764

Uma casa cheia e columbofilos, uns campeões e outros não… uma festa de amigos.

IMG_9748

Belmiro Pinto já na parte dos doces, um dos fundadores deste Encontro, afirma que já saíram inúmeros craques destas trocas de Borrachos, alguns mesmo anilhas de Ouro.

IMG_9765

O capitão Garrido, destaca o espírito vivido durante este almoço de troca de borrachos, “quase já não se encontra esta forma de estar na columbofilia, apenas visível no passado, mas aqui ainda está presente. Todos somos iguais, mesas corridas, não existem cargos ou patentes aqui, apenas um ambiente puro de pura confraternização”. (Capitão Garrido)

IMG_9726

Quase 70 columbofilos marcaram presença…

IMG_9742

Esta festa teve também uma vertente que podemos chamar de solidária, de amizade Pura. António Semedo, concorrente do distrito de Portalegre, ao fazer um tratamento com gotas no pescoço aos seus pombos, pensando que estava a fazer bem, aconteceu lhe uma desgraça, morreram praticamente todos os pombos, novos e velhos e o abandono foi logo equacionado. Ricardo Severino da equipa Asas de Tolosa, apesar de ser seu adversário, lançou uma campanha a nível nacional de doação de borrachos, com o intuito de tentar refazer a colónia rapidamente e não permitir mais um abandono. Neste dia foi também dia de receber esses pombos e meus amigos as caixas não paravam de chegar com borrachos. Temos um homem de novo alegre cheio de vontade que chegue a próxima campanha e mais uma missão concluída com êxito, parabéns ao Ricardo e a todos quantos contribuíram para mais esta bem feitoria.

IMG_9734

António Semedo quando abordado pelo columbofilia Online, agradece profundamente de Norte a sul do país toda a boa vontade e generosidade e disponibilidade que manifestaram em o ajudar. Espera que esta desgraça não aconteça a mais ninguém. Presentemente já tem a equipa formada e deixa um agradecimento especial ao Ricardo do Asas de Tolosa

Este ano a festa teve uma novidade que foi a entrega de uma caneca, a dizer eu sou columbófilo, pela qual todos beberam e brindaram como podemos atestar na foto.

foto grupo na mesa

Pena que na hora da foto de grupo, muitos já tivesse partido…mas uma escadaria muito bem composta…

IMG_9787

Mas que dia este… cheio de emoções, visitar amigos de longa data, encontrar alguns bastante próximos  que já não via há muito, participar de forma solidaria na formação de nova colónia… enfim Cabeço de vide e as termas da Sulfuria trazem me recordações inigualáveis, sendo eu nascido em Fronteira, sede concelho, aqui nesta linda e pacata localidade passei muitos momentos da infância…os namoricos, algumas brigas de miúdos, umas fugidas aos pais para irmos dar uns mergulhos, nas nossas BMX amarelas e receber umas galhetas na volta, ou apanhados em pleno acto de desobediência…enfim é bom voltar a casa, é sempre um prazer. Desejo como é óbvio que este evento continue a crescer, claro de forma sustentada e que seja um sucesso ano após ano e se tudo correr bem la estaremos em 2018. Um abraço para todos e força desde já a preparar a próxima edição.

 

1 Comment on Almoço Columbófilo de Troca de Borrachos – Cabeço de Vide

  1. Parabéns a todos os mentores deste convivio pois é uma forma salutar de viver a columbofilia,o qual desconhecia.Se tivesse que dar um titulo A Columbófilia na sua pureza.Campeão parabéns por tanto divulgares o nosso belo desporto.Abraço

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: