Che Guevara – Redondo – Évora
A equipa Che Guevara, tem o seu pombal localizado na linda vila do Redondo numa herdade nas imediações da localidade. Um local lindíssimo, em perfeita comunhão com a natureza, animais, rebanhos, pastagens, um piscina que quase escorregamos, mas era dia de trabalho e não de escorregadelas. Ao entrar pela herdade os pombais ficam sensivelmente a 150 metros da casa principal da família, num espaço destinado apenas à columbofilia, com instalações condignas e especiais para alojarem os pombos, mas também a pensar em quem trata, uma casa de apoio mista que alberga também os troféus especiais. Este espaço está muito bem pensado porque uma das paredes é transparente e mesmo com condições atmosféricas menos agradáveis a equipa reúne se em perfeita comunicação e observação dos pombos e em dias de concurso é o local perfeito para assistir ás chegadas.
Gilberto Messias ao centro, o chefe da equipa, columbofilo de 56 anos, à sua esq. Domingos Rebocho de 47 anos e à dra. Rui Panaça o mais novo, que conta com 32 primaveras. Assim é composta a equipa Che Guevara
A grande responsável pela sucesso da equipa: mãe, avó e bisavó de campeões
O Messias iniciou se na pratica columbófila em 2008. Os seus primeiros pombos têm anilha de 2007 e o seu sucesso começo cedo, logo em 2009 teve uma fêmea muito especial, que se sagrou campeã Nacional, oferta de um amigo. Conta nos que ao longo dos anos tem feito muitas amizades dentro e fora da columbofilia, o que fez com que no ano do seu arranque e quando resolveu construir o seu primeiro pombal tivesse enchido as instalações rapidamente com ofertas.
Vista Frontal dos Pombais de Competição
Apesar da chegada em massa de pombos dos seus amigos, a sua primeira base foram os pombos de seu irmão José Messias, que concorria com o nome de: Asas da Boavista, e os pombos de Paulo Rodrigues sobejamente conhecido no panorama Nacional por Paulo da Supra, a estes pombos juntaram se mais tarde os atletas do Rebocho, que passou a fazer parte integrante da sociedade e a fêmea que revolucionou a colónia foi de Barros Madeira, chegada no ano de 2013. Durante muitos anos até aos dias de hoje foram este os pombos que alimentaram desde o pombal de reprodutores, as várias secções do pombal de voadores
Casa de Apoio aos pombais com vista privilegiada para se assistir às chegadas de concursos e treinos
Entretanto Rui Panaças entra na sociedade. Começou a aparecer e a integrar-se na equipa e nas tarefas. Depois de ponderada a situação, resolveram fazer a sociedade a 3. Finalmente a equipa estava completa? não é bem assim…
No ano de 2015 uma lufada de ar fresco chega à equipa Che Guevara, José Carlos Miguens de Estremoz, também ele sobejamente conhecido no panorama Nacional e para os mais desatentos, referenciamos que é o campeão nacional de Fundo em titulo. Pelo facto de estar ele tambem a trabalhar na firma de Messias e pela sua a experiência como columbófilo, começa a liderar o processo desportivo da equipa. Traz com ele também alguns pombos que entraram bem na colónia e tiveram um ano de enorme sucesso. a partir de 2016 voltam a ficar os 3.
Interior da casa de apoio e sala de Troféus
Aqueles são os prémios da nossa “42”
Praticam actualmente um sistema bastante simples, voam os bandos duas vezes ao dia, sexos separados, apenas permitem contacto na chegada dos concursos ou treinos, no final de cada campanha todos criam um borracho e durante o defeso, permitem liberdade dia sim dia não quer a adultos quer a borrachos.
Interior de um dos pombais de machos, actualmente secção na qual os melhores voadores estão acasalados e a criar um descendente
Encestam no Redondo e normalmente competem com duas equipas, uma de adultos com 130 elementos e uma segunda de borrachos perto também do numero de 130.
Vista interior do pombal principal de machos de competição
Principais resultados
2015
-Sociedade columbófila Asas Redondense
Campeão Geral, Meio Fundo e Fundo.
Geral – Anilha Ouro -663/13 Anilha, Anilha Prata-042/1, Anilha Bronze Geral-077/13
Velocidade-Anilha Bronze-665/13
Meio Fundo-Anilha Ouro-077/13
Fundo-Anilha Ouro-663/13, Anilha Prata-419/12
2º Classificado Geral Yearlings-
Anilha ouro Yearlings-471/14, Anilha bronze Yearlings-963/14
DISTRITO
3º classificado zona este
3ºclassificado meio fundo zona este
campeão zona este
Super campeão geral…
Interior de um dos pombais de fêmeas
Sociedade columbófila Asas Redondense
2016
Campeão Geral e Fundo
Geral – Anilha ouro -663/13, Anilha prata-077/13
Velocidade-anilha ouro-077/13
Meio Fundo-anilha prata-689/13
Fundo-anilha ouro-663/13, anilha bronze-479/14
Corredor que se situa na frente de todas as secções. Após o voo diário , treinos e concursos, todos os adultos entram primeiramente nesta divisão, e somente depois são conduzidos à secção pretendida, consoante o jogo ou a altura da semana.
Tal como o corredor frontal, cada secção tem estores automáticos com o intuito de impossibilitar a entrada do mau tempo, mas também impossibilitar que os sexos se encontrem ou vejam antes da hora pensada.
Sociedade columbófila asas Redondense
2017
Campeão Geral/Velocidade/Meio fundo e Fundo
Geral – anilha prata 689/13, anilha bronze-747/15
Velocidade-anilha ouro-689/13, anilha bronze-077/13
Meio Fundo-anilha ouro-689/13, anilha prata-747/15
Fundo-anilha ouro-684/13, anilha bronze-331/12
Anilha ouro Borrachos 591/16
2º classificado Geral Yearlings
Já no interior do Pombal de borrachos, na secção de machos
Campeonatos Nacionais 2015
Pombo AS Fundo – 3º classificado-042/13
Campeonato columbofilo-7º classificado.
Provas Nacionais Fundo 2015
Classificação columbofilos Valência Del Cid – 23 Maio e 20 Junho 2015
2º classificado Associação Columbófila distrito Évora
2º classificado Nacional
2º classificado – zona 3 (Beja, Évora, Faro, Lisboa, Sétubal) .
Provas Nacionais fundo 2015-classificação melhores pombos
9º classificado pombo nº- 754/13
-Exposição Nacional columbofilia-
6º classificado sport c fundo-042/13
22º classificado sport b meio fundo-689/13
25º classificado sport c fundo – 419/12
Messias com uma observação atenta da nova geração…
O columbofilia Online começa a ser visto como um facilitador de concretização de projectos, mais uma vez estamos ao inteiro dispor para contribuir para a evolução desta equipa, quer a nível da sua modernização informática como em tudo o que for necessário. Mas caros leitores, estamos perante uma colónia já amadurecida, com uma equipa a trabalhar já com experiência no terreno, as instalações são excelente, é apenas continuar a trabalhar, afinar algumas arestas como em todos os pombais existe sempre alguma coisa que podemos melhorar. As condições estão reunidas para o sucesso ser constante e consolidado, desejamos os maiores sucessos, quer ao nível de columbofilos como de pombos e que em breve possam ter um novo campeão Nacional em casa. Despedimos de todos e até muito breve… esta próxima semana estaremos na ECOMOR – Encontro de columbofilos em Montemor, dia 3 de Setembro, até lá um abraço
É de louvar, porque estes resultados só se conseguem com muito trabalho e dedicação, parabéns!!!!!!!!!!!
GostarGostar