Asas de Portel – Évora
Caros leitores a equipa Asas de Portel é composta por 3 columbofilos: Rui Noites, moço com 32 anos, Paulo Lacão de 35 anos e Fábio Catita, rapaz de 16 anos. Concorrentes jovens mas com muita ambição. Desde 2007, ano em que se juntaram, já venceram inúmeros títulos, quer ao nível da colectividade como de distrito. O Rui desde 1998 que arranjou os primeiros pombos, voando no inicio em nome próprio, tal como o Paulo que um ano antes arranjou também os primeiros pombos. Curiosamente o bichinho mordeu lhe quando foi assistir a uma chegada de concurso a casa de Quim Naito. O Fábio, moço novo começou a aparecer junto dos pombais já depois de formada a sociedade entre os dois amigos mais velhos e foi ficando, começou por ficar responsável por algumas tarefas, depois a responsabilidade foi aumentando e hoje em dia apesar da sua tenra idade vive a columbofilia com muita intensidade. Ao percebemos essa sua paixão só temos, e foi o que fizemos, de nos disponibilizar para dar toda a ajuda necessário que venha a precisar para continuar por muitos anos ligado à modalidade.
Principais títulos na colectividade
Campeões de velocidade em: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2016, 2017
Campeões Meio Fundo 2010, 2013, 2015, 2016, 2017
Campeões de fundo: 2012
Campeões Absolutos: 2009, 2010, 2012, 2013, 2016, 2017
“44” – Foto que se segue
Anilha Ouro Borrachos 2013
Anilha Ouro Geral 2014
Anilha Prata Meio Fundo 2014
Anilha Bronze Velocidade 2014
Actualmente a melhor Reprodutora
Principais Títulos no distrito(últimas duas campanhas)
2016
5°lugar velocidade zona oeste
5° lugar bloco 1
9 ° lugar bloco 1 meio fundo
12° zona oeste meio fundo
9 ° lugar geral velocidade
6° lugar geral bloco1
6° lugar geral zona oeste.
2017
12° velocidade zona oeste
11° velocidade bloco 1
17° meio fundo zona oeste
14° meio fundo bloco 1
Na foto em cima temos a “23”
Asas Prata Geral 2012
Asa Bronze Geral 2013
Anilha Bronze Velocidade 2013
Actualmente uma das melhores Reprodutoras
Paulo Lacão no interior do Pombal de Machos competição
Em 2016
A “46” no distrito ganhou anilha de ouro geral velocidade, anilha de ouro zona oeste, ouro bloco 1
9° melhor pombo geral distrital/ 4° melhor pombos geral zona oeste/ anilha bronze bloco 1
Em 2017
Evolução do Quadro Reprodutor
No inicio da sociedade, mantivemos o quadro de reprodutores inalterado durante algum tempo. Fomos seleccionando os melhores voadores para integrarem posteriormente a reprodução, formando assim duas linhas base da colónia, os Simons via Irmãos Cabeça do Redondo cruzados com Armindo Caracinha e os “Sujos”, qualquer pombo novo oferecido ou adquirido era cruzado com estes pombos, pois tínhamos um total conhecimento das suas características.
Rui Noites no Interior do Pombal 2 de Machos Competição
No decorrer da época de 2009 foi adquirido um macho Van Loon, pombo este que cruzado com uma fêmea Arminda oferecida pelo amigo Rui Gonçalves, veio dar uma nova pujança à colónia. Os seus filhos ganharam anilhas em todas as especialidades.
Pombo Base
Como na columbofilia existe, e é bom que exista uma evolução, durante o ano de 2012 entraram 3 novos pombos na colónia, um oferecido pelo nosso grande amigo Vasco Rosado da linha Kaniball x Asterix e dois adquiridos na venda total da colónia de Luís Godinho Janssen x Van Loon, pombos estes que cruzados com os Van Loon e com as nossa linhas antigas em especial com os “sujos” nos têm dado bastantes alegrias e constituem a base actual da colónia.
Fábio Catita no Interior do Pombal Fêmeas de Competição
Caros amigos alguns agradecimentos em especial?
Agradecimentos, a todos os amigos que nos tem ajudado durante este anos, em especial a Rui Gonçalves (Beja) e Vasco Rosado (Reguengos) e tambem ao Sesinando (que não tem nem nunca teve pombos), é ele que nos faz os treinos durante toda a campanha! E principalmente a toda a nossa família que são eles os mais prejudicados com este nosso vício
A Entrada dos atletas que dá acesso ao corredor e por sua vez ás várias secções
A “80”
Anilha Prata Geral 2016
Anilha Bronze Geral 2017
Anilha Prata Velocidade 2017
O meu Preto…sorriso de columbófilo???
Frente do Pombal de Borrachos
Composto por duas secções, uma só com poleiros para acomodar as fêmeas e uma segunda para os machos, que voam na patilha do ninho. Tal como acontece no Pombal dos adultos.
Caros leitores, o columbofilia Online, fez mais um amigo, aliás 3 amigos, cada um à sua maneira ficou ligado a nós e nós a Portel. Rapaziada simpática, com muita paixão pelo Pombo Correio, muita dedicação e empenho. A porta, quer da nossa sede, quer o pombal do autor estão abertos para uma visita, continuarmos a nossa troca de ideias, porque a manhã passou a correr, e muito ficou por conversar, tínhamos que rumar a novo compromisso em Monte do trigo e mais tarde ao Redondo, onde fomos entrevistar a equipa Cheguevara. Quanto ao Fábio fica obrigado a manter contacto, queremos saber tudo o que anda a fazer dentro da modalidade, sim dentro da modalidade, porque fora…o que o rapaz anda a fazer ou deixa de fazer com as moçoilas da idade dele… não precisa contar. Paulo o teu trabalho trouxe te para o distrito de Setúbal… aqui tão perto… já sabes…abraço também ao Rui que é o que tem o fardo mais pesado na condução da colónia… ele não pode falhar… um abraço e até breve…
Top! À Campeões!
GostarGostar