Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

David Rosa – Pias – Beja

David Martins Rosa, jovem columbófilo de 41 anos. Iniciou se na columbofilia com cerca de 15 anos de idade, decorriam os anos de 1990\91. Mandava 5 pombos com o seu primo Paulo Baião, dois moços novos à data. Depois dos primeiros testes começou a voar em seu nome, dois anos mais tarde. Ao longo destes 6 meses que o Columbofilia Online andou na estrada, começados a observar um padrão comum: os jovens que quer pela mão de amigos ou familiares em tenra idade começam a assistir a chegadas de concursos, encestamentos, ou seja que vivenciam in locco a columbofilia, muitos ficam adeptos e mais cedo ou mais tarde tornam se columbofilos.

Vista frontal dos Pombais de Voo

IMG_8470

Os primeiros pombos do David vieram de Vila Verde Ficalho, oferecidos ao seu pai: 1 preto de 1988 e uma fêmea de 1989. Entretanto a sociedade de Pias foi inaugurada em 1995 e nesse mesmo ano fez a sua primeira campanha. Não correu muito bem, alias como qualquer columbófilo que começa, tem sempre as suas grandes dificuldades nos primeiros anos.

Pombo Base, origem José lampreia de Serpa

1499270

Concorreu cerca de 10 épocas seguidas. Fez a primeira paragem em 2006, que durou 4 anos. Em 2011 retomou a sua actividade com pombos anilhados em 2010. Reuniu uma equipa apenas com pombos ofertados por columbofilos locais e de alguns amigos. Nunca comprou pombos na sua vida, apenas alguns borrachos em leilões com o intuito de ajudar as colectividades locais e nada mais.

Pombal de Machos

IMG_8447

No ano de 2011 introduziu pombos oriundos do Cacem, Lisboa, do pombal do sr. Cândido, que assentava a sua colónia nos Belguitas nos Belgas do Xico e em alguns Janssens. Estas introduções vieram dar um alento à colónia e os resultados começaram a aparecer.

Fêmea Base, de Anadia

1195497

Nesse mesmo ano de 2011, José Lampreia do seu distrito , mais propriamente de Serpa ofereceu lhe 10 borrachos para voar. Incrível aquisição, pois todos eles marcaram, uns mais e melhor que os outros, mas todos pontuaram para a equipa. Deste grupo de pombos vem a aparecer o pombo base actual. Um macho que está fotografado neste artigo, que quando cruzado a uma fêmea que chegou da Anadia formam o casal maravilha do pombal. Qualquer um deles ganhou uma anilha enquanto voadores e no final da campanha acasalaram se por si no ninho de baixo à esquerda do pombal. Este acasalamento casual veio a revelar se um marco de viragem na sua columbofilia, principalmente nos concursos de Velocidade e Meio Fundo. No fundo vai defendendo a sua dama na medida do possível.

Pombal Fêmeas

IMG_8459

Quando questionámos o amigo David Rosa a quem agradecia ou atribuía o mérito do seu sucesso desportivo, lembrou nos que o grande trabalho partiu de seu pai, o grande pulmão da equipa, pois enquanto as pernas lhe permitiram era ele que voava os bandos e alimentava diariamente os atletas, o sr Francisco Graça, nunca esquecendo os seus sócios também, que por razões laborais não podem acompanhar de perto a colónia como gostariam, mas são sem duvida são também eles responsáveis pelo sucesso: João Rosa e Francisco Vestia.

A Negaça, já ganhou vários primeiros, chamando os seus companheiros a não perderem tempo nas entradas, uma pomba meiga e com um excelente relacionamento com o dono

pomba ao ombro

Tudo começava a fazer sentido e o fruto de vários anos de trabalho começava finalmente a dar frutos, mas faltava um toque e essa ajuda chegou por parte da dupla Nelson & Valter, a nível da alimentação, da gestão da colónia, foram eles os principais responsáveis pelo aprimoramento dessas matérias e em parte o titulo de campeões Gerais de 2016 muito se deve a esta dupla.

Uma vencedora nata…

149930

Principais Títulos

Campeão no Campeonato geral

Campeão de Borrachos

Vice Campeão Distrital de Borrachos

 

IMG_8464

Fotografamos alguns dos melhores pombos do pombal, e tivemos o privilegio de ter estado dentro do pombal de reprodutores onde encontrámos alguns pombos de excelente qualidade e que teriam lugar em muitos pombais por esse País fora. Alguns ainda pouco explorados, mas estamos convictos que com o tempo esse trabalho será feito e aproveitado todo o potencial dos reprodutores.

Mais uma craque do Pombal

445526

4455550

O quadro de Reprodutores não é extenso, e são tratados com muito cuidado, cerca de 12 casais, com ninhos individuais, com abeberamento automático e todas as condições para, por um lado garantir os progenitores, sem “Galadelas de Carteiro” e por outro com espaço suficiente para cuidarem dos filhotes.

Pombal de Reprodutores

pombal reprodutores

As instalações são constituídas por um pombal de chegada com ninhos, depois nos extremos, à direita as fêmeas e à esquerda os Machos. Faz uma viuvez actual, todos entram no pombal do meio e após entrada rumam ás respectivas secções, mostra os parceiros apenas nas chegadas ou seja após o esforço e não tem vagar para fazer treinos em linha, reconhece o valor dos mesmos , mas o trabalho não lhe permite realiza los. No Rés do Chão um pombal de reprodutores com ninhos individuais fechados e uma voliere para lazer, banhos e apanhar sol.

Ficou prometido uma visita com mais tempo a Pias, até porque em Pias só há duas adegas e uma até de dimensões pequenas e em todo o lado vimos vinho de Pias, e fiquei curioso que saber exactamente qual a “Pomada” que apenas é la embalada, por outro lado, o amigo David nasceu num ano fantástico, 1976… e ao que pareceu muito ficou por falar, historias por revelar, ou simplesmente conversas que mereciam ter tido tempo para acontecerem e assim na primeira oportunidade rumarei novamente a estas paragens para cumprir o que prometi. Gostei da viagem, gostei da instalações, muito bem cuidadas e aprumadas pelos próprios, e alguns pombos que me “aguçaram o bico ao prego”, vou com certeza acompanhar esta equipa para verificar a evolução da mesma. Obrigado pela recepção, mesmo após um dia árduo de trabalho do David e marcamos novamente para breve…

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: