Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Sérgio Viegas – Setúbal

Sérgio Viegas, 45 anos de idade e columbófilo desde 1983. Nesse ano foi viver para França, e nos primeiros momentos já no estrangeiro foi se inscrever na colectividade mais próxima (Cencle), tinha na altura 12 anos. Parece ter chegado ás novas paragens na altura certa, “Marc Dumontet”, concorrente local e um celebre campeão na altura, procurava ajuda e tratador para a sua colónia e assim começou esta historia. Sérgio fica como tratador deste senhor durante 7 anos e não durou mais esta parceria porque o columbófilo Francês faleceu no ano de 1990 quando atingia já a bonita idade de 99 anos. Pelo meio conhece numa exposição na Bélgica o seu celebre amigo Chinês que residia em França, a amizade cresceu com laços fortes e fazem sociedade até ao momento do seu regresso a Portugal e à sua terra natal no ano de 1999.

Frente dos Pombais de competição: à esquerda uma secção de borrachos, ao centro, uma secção para as fêmeas e à direita o pombal dos machos.

IMG_3426

O seu amigo chinês, era e continua a ser um columbófilo de peso com contactos em todo o mundo nomeadamente com os grandes nomes da columbofilia Mundial. Pela sua mão conhece algumas das velhas lendas: Marc Roosens, Inbreech, Charles Desplentrus, Josef Nibus, Paul Tossens, Martin Thaens, irmãos Janssen, na altura era preciso uma carta de recomendação para visitar estes senhores. Em todas estas visitas, para alem dos contactos, aprende muito sobre columbofilia e também começa a reunir uma panóplia de pombos que o vão acompanhando entretanto pela sua vida fora como columbófilo, em França e depois em Portugal.

Filha da “feia” dos Voadores do Chafariz com um macho Koopman, neto do Klein Dirk

1594596

Chega a Portugal e associou se a João Biscaia de Setúbal, foram sócios 3 anos, de 2000 a 2003, entretanto vai para a aldeia columbófila de Setúbal e concorre com o nome “Voadores da Aldeia”, de 2003 a 2008, nesta morada ganhou 1 campeonato de Velocidade, 1 campeonato de meio Fundo e foi duas vezes vice- Campeão Geral. Um resultado muito especial foi o 2º e 4º distrital de Barcelona no ano de 2005.

Secção de Fêmeas, na mão umas das craques da época de 2017

IMG_3422

 

 

Na opinião do autor, será esta em mão a jóia da coroa. Também ela filha da “Feia” quando crusada a um neto do Wuittenbuik de Gaby. Segundo o Sérgio uma craque a voar e a reproduzir

3292854

 

No ano de 2009 novo projecto. Associa se a Alexandre Dias e Luís Santos. Os reprodutores estavam em Setúbal e concorriam no pombal do Luís na colectividade do Montijo e no Areias e um dos anos no Pinhal Novo. Uma tripla de sucesso, entre os 3 as várias nuances da columbofilia estavam asseguradas, matéria prima, instalações, tempo…tudo. O Alexandre sai no ano de 2011 e fica a dupla Luís Santos & Sérgio Viegas, só para alguns leitores que desconhecem estas paragens sagraram-se campeões distritais e vice campeões distritais com duas equipas no mesmo ano, e inúmeros excelentes resultados, fruto de muito trabalho, humildade, dedicação e muitas paixão pelo pombo correio.

IMG_3408

No ano de 2013 mantém-se no projecto com o Luís , mas resolve constituir uma equipa a concorrer em Setúbal. Conta até uma historia engraçada, que estava a tirar borrachos e os de linhas de fundo estavam apalavrados para serem ofertados ao Piedade, mas com a activação do pombal de Setúbal, esses borrachos realmente nunca chegaram a sair de Setúbal. Em 2014 voou a primeira vez a solo, mas mantendo a sociedade no Montijo, onde todos os anos coloca alguns borrachos.

Um dos Craques do Pombal…palavras para quê?

4316182

Nesse ano de 2014 já em Setúbal, sagrou se logo Campeão, e só tinha borrachos e dai para cá nunca mais deixou escapar o titulo. Os pombos responsáveis por estes feitos são de linhagens variadas e têm feito a diferença não só nos pombais já referenciados, mas também em inúmeros pombais, nomeadamente no distrito onde concorre e alguns dos seus adversários directos. Diz que a concorrência nunca fez mal a ninguém. Vamos tentar enquadrar as varias entradas das varias linhagens ao longo deste percurso.

Secção de Machos

Quando regressou de França, trouxe alguns pombos, a saber 6 casais, onde viajaram para Portugal, um filho directo do Wuittenbuik do Gaby, um filho do seu tambem conhecido “Favorit”, Pombos de Tonê, da linha do Volaire e do Napoleon, Tossen. estes são os reprodutores da altura que estava com o amigo Biscaia. Na Aldeia Columbófila fez mais algumas introduções, 2 filhos do “601” do Paulo Campos, filhos do Joker etc, da casa do Paulo adquiriu de quase todos os bons casais da altura. Comprou um dos anilhas de ouro do Mário Felisberto da Charneca da caparica, uns pombos do Rui Duro e outros à equipa Sol Nascente e por fim também introduziu pombos via Supra da mão de Paulo Rodrigues, de onde saiu uma oferta o “olho de Azeite”, um macho já velho quando veio, dos celebres Van Loons, mas que foi um reprodutor extra.  Entretanto o resultado final e chegando aos dias de hoje é o resultado do cruzamento de todos estes pombos a juntar aos borrachos que chegam anualmente do seu amigo Chinês, a residir em França.

IMG_3428

A solo os principais títulos e apenas em 4 anos:

4 vezes Campeões Geral da colectividade

2 vezes Campeão Fundo

2 vezes Campeão de Velocidade

2 Vezes Campeão de meio Fundo

4316283

Pratica um sistema simples: viuvez com machos e fêmeas, só há encontro entre os sexos após a chegada de treinos e concursos, só voam uma vez ao dia, alimentados duas vezes e sempre que possível um treino em linha ao meio da semana de competição. Durante este período as pombas estão fechadas em chão de rolos. Os machos estão nas patilhas dos ninhos e sempre que algum se perde passa para o seu lugar um dos borrachos machos. A malta nova passa o primeiro ano, a voar juntos e ao poleiro.

Secção fêmeas, onde podemos ver ao nível do chão os rolos

IMG_3419

O melhor voador de sempre foi o “707”, estava ainda em França, era um macho de 1985, fez 14 X 1º lugar, um Sion. Quando veio para Portugal ainda trouxe o D´Artagnam, que era filho dele, que já tinha ganho também em França uma anilha de ouro de fundo como borracho.

Sérgio Viegas com a sua anilha  de Ouro de 2016 Velocidade na mão…

IMG_3432

Filho do Casal base de Voadores do Chafariz (240 X Avioneta), um reprodutor extra de fundo, principalmente quando acasalado com uma filha da “Feia”

filho 240 sergio

Agradecimentos ao avô Santana e a salvador Cruz, presidente da sociedade de Setúbal, se não fossem eles não era possível ter pombos, pois transportam os pombos e ajudam sempre que é necessário. Aos dois sócios, Luís e ao seu amigo chinês que continua a enviar exemplares anualmente para reforçar a equipa, agradecimento a South Flyer, que lhe ofereceu uma boa pomba também, ao Biscaia e ao Leonildo. Um abraço a todos os amigos que de uma forma ou de outra têm tornado este percurso dentro da columbofilia mais preenchido.

Pombal de Reprodutores

Aqui encontramos cerca de 30 casais feitos, mas ao lado ainda estão outros tantos por acasalar. Uma equipa repleta de bons pombos.

IMG_3437

Uma excelente reprodutora, antes de passar a esta secção teve uma carreira brilhante como voadora.

6660087

 

Assim finalizamos este reportagem do homem que em 4 épocas a solo em Setúbal fez 32 primeiros lugares, é um defensor dos Valência, embora numa altura do ano com menos calor, ou seja, mais cedo e apesar de não querer entrar na politica columbófila, acha que cada columbófilo, embora com supervisão  deve encestar os seus próprios pombos. Caros leitores, o autor residente em Fernão Ferro, esta aqui a uma meia dúzia de passos de Setúbal e como era possível ainda não ter tido contacto com este excelente columbófilo? Penso que já não se devem fazer homens desta matéria, se calhar bom de mais como pessoa e depois rapaziada com bom coração por vezes sofre um bocado com o aproximar dos amigos em busca de algo e ao seu afastamento repentino quando já estão servidos. Este senhor merece todo o sucesso que já alcançou. Caros leitores, o autor é um apaixonado pelos pombos, mas o Sérgio não é menos que o autor e nós reconhece-mo-nos uns aos outros. Um bem aja para ele e para os seus amigos. Agora já sei onde fica este pombal e vou acompanhar com toda a certeza o continuar desta historia. Até breve…

5 Comments on Sérgio Viegas – Setúbal

  1. TIVE PENA DE ESTAR AUSENTE NÃO TER ASSISTIDO A ESTA ENTREVISTA ERA EXCUSIVA AO MEU (NETO) MAS PASSO ALGO IMPORTANTE .EM 2014 UMA OPERAÇÃO DELICADA 14 DIAS SEM COMER E BEBER ,TODOS OS DIAS O SÉRGIO ME VISITÁ-VA E DIGO O SÃO PEDRO ESTÁ QUERER CHAMAR-ME .E DIZ O SÉRGIO ,AVÔ OS POMBOS ESTÃO BONS BONITOS VAMOS SER CAMPEÔES.AQUELAS PALAVRAS DERAM -ME UMA FORÇA E NO DIA SEGUINTE TINHA UMA FOLHA QUE ESCREVI SÉRGIO ESTÁ AQUI A EMENTA PARA SERMOS CAMPEÔES. A FORÇA QUE OS POMBOS DÁ !PARABÉNS AO SENHOR ENTREVISTADOR PELO EXCELENTE TRABALHO SANTANA

    Gostar

  2. POR FALTA DE LEMBRANÇA DO SÉRGIO!!! EM 2003 VAI PARA A ALDEIA COLUMBÓFILA DE SETÚBAL E CONCORRE COM O NOME (VOADORES DA ALDEIA),SENDO O SEU SÓCIO JOSÉ FERNANDES ATÉ 2007.ENTRETANTO O SÉRGIO ADQUIRIO OUTRO POMBAL AO LADO DO JÁ EXISTENTE E PEDE AO AVÔ SANTANA SE ACEITAVA TRATAR OS POMBOS DESSE POMBAL, , ACEITEI E FOMOS VICE CAMPEÔES EM 2007 E 2008 SANTANA

    Gostar

  3. Carlos Antonio Piedade Silva // 27 27UTC Julho 27UTC 2017 às 21:39 // Responder

    Conheço o Edgar Santana há muitos anos… tive no meu pombal um pombo das suas origens que foi o melhor pombo da SC de Abrantes em 1987! Com uma muleta dessas o Sergio Viegas só pode ser campeão!

    Gostar

  4. BOM DIA CARLOS SILVA, O AMIGO FEZ-ME RECORDAR OS BELOS ANOS QUE VIVI NO NORTE,.ESSE POMBO FOI APELIDADO POR SI (ESTRELA DO NORTE)FOI UMA OFERTA QUE FIZ PARA O LEILÃO DE AMARANTE,BONS AMIGOS,E QUE CONVIVIO LÁ SE FAZIA , O VINHO VERDE E O PÃO DE PADRONÊLO HÁ DESCRIÇÃO ,UM DIA O CARLOS E A TININHA ME PROCURARAM EM PERAFITA A DAREM A BOA NOVA DO POMBO CAMPEÃO EM AMARANTE ,SE A MEMÓRIA NÃO ME FALHA OFERECI UM BORRACHO , NAQUELA ÉPOCA TINHA POMBOS EXTRAORDINÁRIOS QUE ME FIZERAM CAMPEÃO 3 ANOS SEGUIDOS NA SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE SANTA CRUZ DO BISPO , ERAM-MOS 52 COLUMBÓFILOS , A VOAR 1200 POMBOS , A VIDA CONTINUA E OS POMBOS SEMPRE NO MEU CORAÇÃO (78 ANOS) ADEPTO DO MEU (NETO)SÉRGIO EM SETÚBAL TERRA QUE ME VIU NASCER , PASSO O TEMPO DOS CONCURSOS E NÃO FALHO AGORA FÉRIAS BEM MERECIDAS PARA A FAMILIA , ABRAÇO AMIGO BEIJOS DA CARMINDA E PARA A TININHA .

    Gostar

  5. POR LAPSO O POMBO QUE O CARLOS ADQUIRIO EM AMARANTE , FOI CAMPEÃO EM ABRANTES ,SANTANA.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: