Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Martinho & Caldeira – Évora

Manuel Caldeira, columbófilo de 51 anos de idade e mais de 30 anos de columbofilia, iniciou se na modalidade em 1986 em seu nome individual. Martinho da Silva, columbófilo de 64 anos de idade e 40 anos de columbofilia, desde 1977 que começou a concorrer, também sozinho nos primeiros anos, até que em 1992 formam a dupla Martinho & Caldeira já nas actuais instalações que foram modificando e melhorando ao longo dos anos

Vista Frontal dos Pombais

1º Andar – Voadores \ Rés do Chão – Reprodutores

IMG_3076

Quando formaram a sociedade o Caldeira tinha os “Belguitas” do Galrão e os Belgas do Xico, enquanto o Martinho cultivava os velhos “Simons”.

 

2551966

Hoje em dia podemos falar de uma variada panóplia de raças e linhagens que têm entrado e saído desta colónia, dizem que procuram pombos de corrida em vez de linhas de pombos, os que marcam bem vão ficando e os restantes saem, mas sem duvida que o grande casal que faz toda a diferença é o macho de Nelson Balixa quando acasalado com a fêmea de João cigano. Excelentes atletas, filhos, netos e bisnetos deste casal a fazerem toda a diferença no topo das classificações.

Vista da Voliere de entrada e distribuição pelas secções

IMG_3074

Macho base de toda a colónia, uma oferta do seu amigo Nelson Balixa, da suas linha dos “Pedrados”. Tem feito toda a diferença, foi bom voador e já conta com vários excelentes pombos filhos dele a voar e já netos.

6094753

Pombal de Chegada, reparem no pormenor no fundo dos ninhos para evitarem enganos e brigas desnecessárias

IMG_3063

Na opinião do Autor a maior responsável pelos títulos alcançados, vem na foto imediatamente em baixo. Apresentamos a Fêmea Base, uma pombo oferta de João Cigano de Coruche, também ela uma excelente voadora e presentemente: mãe, avó e bisavó de vários excelentes pombos.

6036887

Normalmente voam nos poleiros, quer machos quer fêmeas e no dia de chegada de treinos e concursos têm a possibilidade de ir aos ninhos abertos. Durante a semana não permitem qualquer contacto entre os sexos, isto num ano normal, mas este último foi atípico devido a um surto complicado durante o ultimo defeso, a maioria dos pombos ficaram aniquilados e em virtude do numero de atletas que restaram voaram apenas um único bando e os sexos permaneceram juntos toda a semana de preparação antes dos concursos. Em principio para o ano volta tudo à normalidade.

Martinho no Pombal das Fêmeas

IMG_3061

2016

Sociedade Columbófila Eborense

1º Campeonato Meio Fundo

2º Campeonato Velocidade

1º Campeonato Fundo

1º Campeonato geral

Pombal dos machos, acabadinhos de tomar banho…

IMG_3068

Ainda mantêm alguns dos Simons antigos e são normalmente apostados nas provas de longa distancia, enquanto os Belguitas e Belgas do xico com os anos foram absorvidos pelas novas entradas. Se falarmos um pouco de linhagens que têm vingado falamos de Van Loon e  Eloys.

Já uma neta dos dois pombos base, uma excelente voadora.

3285104

Caldeira no Pombal N.º 1 de Reprodutores

IMG_3081

Martinho como dirigente dedicou parte da sua vida ao clube e à associação, mais de 15 anos ligado à Eborense, quase sempre no conselho técnico e presentemente tesoureiro do clube. Na Associação Distrital de Évora pertenceu também ao conselho técnico com o Dr José Francisco.

Pombal Reprodutores N.º 2

IMG_3084

Alimentam os atletas todo o ano a olho e nunca com balança, afirmam mesmo que é preciso paparoca para se trabalhar convenientemente, sendo que no inicio da semana administram ração mais leve e vai aumentando no teor de energia com o passar e avançar da semana. Não fazem treinos em linha durante a campanha voam e alimentam duas vezes ao dia.

Os borrachos começam a observar o exterior…

IMG_3062

Vista Panorâmica das Instalações

IMG_3054

Caros leitores Évora sempre foi uma zona de excelentes columbofilos, gentes dedicadas ao pombo e à columbofilia. No caso do Caldeira, homem dedicado ao pombo e à competição, o Martinho também dedicado ao dirigismo, com muitas horas, dias, meses e anos a ouvir os columbofilos a resolver problemas a acompanhar os pombos nas Exposições distritais e Nacionais… pergunta o columbofilia Online (CO): quem não viu ainda este senhor da columbofilia em exposições, roubando o tempo da sua família para o entregar a esta nossa nobre causa? Temos de valorizar tanto voluntariado, estes senhores conseguem juntar excelentes resultados desportivos com uma dedicação à causa do dirigismo e por isso dizemos: muito obrigado, e esperamos que continuem com força para continuar porque gente assim faz falta à modalidade. Um bem aja e até breve…

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: