Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Voadores Da Farrapa – Corval – Évora

Voadores da Farrapa uma equipa constituída por Domingos Passinhas pai, que é o sócio n.º 1 da Sociedade Corvalense, Domingos Passinhas filho que desde tenra idade ajuda o seu pai, e o tratador,  Sidónio Janeiro. Em 1997 o filho seguiu a sua vida com uma mudança para Évora. Ai trabalhou , fez pombal e concorreu no CC Évora até 2001, onde também foi dirigente, nomeadamente tesoureiro do clube. Durante estes anos conseguiu ter o pombo Campeão Distrital Sport Meio Fundo, que deixou uma geração de bons pombos nesta colónia, nomeadamente o seu último filho ainda se encontra na reprodução e ainda activo. e por sinal a reproduzir com enorme qualidade.

Vista geral dos Pombais de competição

Pombal voadores da farrapa

Voltou par S. Pedro do Corval em 2003, trouxe consigo alguns pombos de Évora, que se juntaram a alguns que estavam na posse de seu pai. Tiraram os primeiros borrachos em 2003 e em 2004 iniciaram este projecto. Os reprodutores desde sempre e continuam ao cuidado do pai e na sua casa, enquanto os voadores encontram se na casa do filho.

3504739

A saúde de Domingos Passinhas, pai, já não será a mesma de há uns anos a esta parte e com o tempo foi deixando alguma da lide dos voadores e foram cada vez mais necessitando da ajuda do tratador, o sr. Sidónio, que desde há muito já era columbófilo e nas palavras de Domingos, um excelente columbófilo por sinal.

Depois do regresso ás origens e o projecto arrancar em S. Pedro do Corval o melhor resultado foi um excelente 3º lugar Distrital No campeonato Absoluto, alcançado no ano de 2007.

Fantástico Corredor na frente das várias secções

IMG_2472

A Pomba base Equipa é sem dúvida a Lilaz 284390\ 00, uma filha da Campeã Olímpica 3350043\93  e do Campeão Mundial Sport Absoluto em 1998 – 3368349\93 de Sebastião Martins, isto para atacar os concursos de Velocidade e Meio Fundo.

 

Este magnifico exemplar foi uma oferta de Carlos Aniceto, de onde tem excelentes pombos e com troca inúmeros pombos anualmente.

3231623

No Fundo a base são os pombos de Filip Norman, nomeadamente uma fêmea neta do “Zorro”, que foi de longe o melhor fundista Norman.

No Interior de uma das secções para fêmeas, observando um dos atletas preferidos

IMG_2470

Sobre estes pombos que fotografámos que são os actuais craques, vamos falar um pouco dele: São Pombos Fernando Caetano, oriundos de um macho voado no Derby de Évora, que foi comprado pelos Voadores Da Farrapa, e uma fêmea a “1889”\03 oferecida por João Paulo Lopes de Cabeção, que foi voada na Corvalense, onde venceu a 5º melhor pomba de Velocidade nacional, na exposição de Alferrarede\Abrantes. Este casal é fenomenal e já deu o “39”, o “505”, o “31” que venceu 3X 1º, uma outra fêmea que foi anilha de Bronze distrital de meio Fundo e que hoje se encontra na reprodução a “586”\10. Alguns destes pombos encontram se fotografados nesta reportagem.

O “505” X “623” já são os pais dos melhores pombos desta campanha de 2017.

3286505

Domingos Passinhas filho, no interior do seu pombal de Fêmeas

IMG_2463

Um Sobrinho do “623”

Neste fim de semana da foto, o “737” será o provável vencedor Distrital em Siruela.

5483737

Secção de Machos adultos

Uma secção espaçosa, e com muito poucos atletas no interior, para além de uma escolha feita já no decorrer da campanha, esta secção nunca tem excesso de pombos

IMG_2460

Como Dirigente, Domingos Passinhas, na foto, foi tesoureiro no CC Évora, depois tesoureiro com o Dr. José Francisco Coxo na Associação Distrital de Évora, depois presidente do Clube Corvalense e actualmente presidente da direcção desta associação.

Um dos impulsionadores e responsável pelo arranque e pelo futuro do Columbofilia Online

Apenas os machos favoritos e os vencedores têm direito a entrar nesta secção

IMG_2455

Em 2016 na Sociedade Columbófila Corvalense

Campeões Velocidade

campeões Meio Fundo

Campeões Fundo

Campeões Geral

1º e 2º Melhores Pombos  Velocidade e Geral

3º melhor pombo Meio Fundo

voadores da farrapa

Umas instalações que deixaram o autor… deslumbrado…

IMG_2466

Mesmo nas secções das fêmeas não encontramos excesso de pombos…todos têm direito ao seu espaço…

IMG_2467

Que bem que se está no campo…uma entrada espectacular…

IMG_2474

Estará preparado para o próximo concurso…??

IMG_2469

Excelente visita…o columbofilia Online continua a visitar os Campeões Gerais de 2016 de todas as colectividades do Distrito de  Évora. Desta vez fomos a S. Pedro Do Corval, ao encontro de um amigo muito especial, excelente columbófilo, um dirigente de mão cheia, um homem com “H” grande como se costuma dizer. Mais fibra desta é necessária no nosso desporto. A columbofilia está de parabéns por ter gente assim e deve estar agradecida pelo trabalho e  esforço, pessoal e familiar que este senhor tem feito em prol da columbofilia Alentejana e não só. Pensa que já não tem mais obrigação de continuar nas rédeas da associação e diz não se recandidatar novamente ao cargo de presidente…Caro amigo ninguém lho pode exigir ou confrontar, para que tal situação aconteça, mas podemos pedir que faça mais um esforço, porque Évora precisa de si. Um bem aja e prometemos para a próxima ir com mais vagar e podermos estar mais tranquilamente…até breve… e pense nisso com carinho…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: