Cipriano Buraco – Avis – Portalegre
Caros leitores, hoje o columbofilia Online (CO) traz lhe uma reportagem a Cipriano Buraco. Columbófilo de Avis. Uma pacata localidade do Alto Alentejo no distrito de Portalegre. Um campeão com instalações simples mas com perfeitas condições para manusear os seus cerca de 80 a 90 atletas que costumam fazer parte da sua equipa de voo. Foi com enorme entusiasmo que fomos recebidos numa tarde amena em que o distrito voava o seu concurso de grande fundo com libertação em Igualada. Um homem simples mas aguerrido nas suas ideias e convicções. O ano que passou lutou contra todos os adversários com um equipa pequena mas que foram muito bem trabalhados por forma a poder alcançar o lugar mais alto do pódio no campeonato geral. Este ano de 2017, tudo esta ainda em aberto mas, e foi umas das razões que visitamos este columbófilo, foi a sua proeza de alcançar o 5º Lugar nacional entre mais de 50 000 pombos com a sua fêmea : “A Pequenina” no concurso I de Valência.
Campanha 2016
Campeão Geral
3º no Campeonato Velocidade
3º Campeonato Meio Fundo
4º Campeonato Fundo
A campeã… a sua pose não engana…
Pombal de Voadores
A craque na mão…
As instalações são compostas por um espaço para os reprodutores, e depois 1 pombal de 2,5 m por 2 m utilizado para o desmame dos borrachos e no qual, estes permanecem durante o primeiro defeso e a primeira campanha desportiva, com os dois sexos juntos e sem grandes exigências do ponto de vista competitivo. Depois um outro pombal, este já com ninhos onde podemos encontrar os adultos, também os dois sexos juntos. No defeso têm os ninhos fechados, e no período de competição fechados durante a semana e apenas abertos à chegada de treinos e concursos.
Um macho ainda dos Velhos Van Spitel, pai da “Pequenina”
Fica a foto do pai, mas também da mãe. Uma fêmea adquirida a Pedro Barradas dos seus apuramentos, mas com muito sangue ainda dos holandeses de Júlio Bagorro. Quem está atento a estas coisas, sabe que falo. Uma linhagem que está espalhado por inúmeros pombais de top e estes pombos continuam a fazer a diferença nos concursos de muitas horas de voo, não deixando de marcar nos restantes…
Como o jogo é feito apenas em duas secções, tudo tem de estar bem pensado. Apenas os melhores dos melhores borrachos transitam para a secção principal, a dos ninhos, e os adultos são seleccionados ao pormenor, apenas ficam os que realmente contam. Depois este grupo de pombos faz uma postura antes da grande muda, deixa alguns dias os borrachos e fazem o resto deste período, em contacto com os cônjuges, mas sem ninho aberto.
Pombal De Voadores Adultos
Cipriano com todo o cuidado a tirar a sua “Pequenina” do ninho
Este jovem iniciou se na columbofilia em 1985. Em 2011, 2013 e 2016 sagrou se campeão Geral, venceu também o campeonato de borrachos vários anos. O bichinho da columbofilia começou ainda na creche, não veio de família. Foi lhe oferecido um casal de borrachos para terminar de criar à mão e a sua professora que tinha um espaço na própria escola com uma velhas galinhas, achou piada e mandou retirar as galinhas e deu ordem de tudo ser preparado para alojar esse pombos…assim começou esta paixão…em pouco tempo já fazia treinos a esses dois pombos correio e até hoje nunca mais parou a vida à volta destes magníficos atletas.
Presentemente os seus principais pombos, aqueles que ajudaram à conquista dos títulos são os Belguitas do Galrão, Belgas do Xico que desde o ano de 2000 entraram nas suas instalações e a fazer toda a diferença, o casal que esta na reportagem do columbofilia Online: O macho Van Spitel com a Fêmea do Pedro barradas, com vários filhos em destaque.
Passamos algum tempo a olhar para o ar esperando os pombos de igualada, mas como o dia ainda não tinha terminado para o autor, havia chegado o momento de continuar as visitas em Avis e fizemos novamente à estrada. Obrigado pela recepção e boa sorte para esta e próximas campanhas…um bem aja Cipriano…até breve…
Deixe uma Resposta