Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Cipriano Buraco – Avis – Portalegre

Caros leitores, hoje o columbofilia Online (CO) traz lhe uma reportagem a Cipriano Buraco. Columbófilo de Avis. Uma pacata localidade do Alto Alentejo no distrito de Portalegre. Um campeão com instalações simples mas com perfeitas condições para manusear os seus cerca de 80 a 90 atletas que costumam fazer parte da sua equipa de voo. Foi com enorme entusiasmo que fomos recebidos numa tarde amena em que o distrito voava o seu concurso de grande fundo com libertação em Igualada. Um homem simples mas aguerrido nas suas ideias e convicções. O ano que passou lutou contra todos os adversários com um equipa pequena mas que foram muito bem trabalhados por forma a poder alcançar o lugar mais alto do pódio no campeonato geral. Este ano de 2017, tudo esta ainda em aberto mas, e foi umas das razões que visitamos este columbófilo, foi a sua proeza de alcançar  o 5º Lugar nacional entre  mais de 50 000 pombos com a sua fêmea : “A Pequenina” no concurso I de Valência.

Campanha 2016

Campeão Geral

3º no Campeonato Velocidade

3º Campeonato Meio Fundo

4º Campeonato Fundo

A campeã… a sua pose não engana…

5399110

Pombal de Voadores

A craque na mão…

IMG_2585

As instalações são compostas por um espaço para os reprodutores, e depois 1 pombal de 2,5 m por 2 m utilizado para o desmame dos borrachos e no qual, estes  permanecem durante o primeiro defeso e a primeira campanha desportiva, com os dois sexos juntos e sem grandes exigências do ponto de vista competitivo. Depois um outro pombal, este já com ninhos onde podemos encontrar os adultos, também os dois sexos juntos. No defeso têm os ninhos fechados, e no período de competição fechados durante a semana e apenas abertos à chegada de treinos e concursos.

Um macho ainda dos Velhos Van Spitel, pai da “Pequenina”

662960

Fica a foto do pai, mas também da mãe. Uma fêmea adquirida a Pedro Barradas dos seus apuramentos, mas com muito sangue ainda dos holandeses de Júlio Bagorro. Quem está atento a estas coisas, sabe que falo. Uma linhagem que está espalhado por inúmeros pombais de top e estes pombos continuam a fazer a diferença nos concursos de muitas horas de voo, não deixando de marcar nos restantes…

674784

Como o jogo é feito apenas em duas secções, tudo tem de estar bem pensado. Apenas os melhores dos melhores borrachos transitam para a secção principal, a dos ninhos, e os adultos são seleccionados ao pormenor, apenas ficam os que realmente contam. Depois este grupo de pombos faz uma postura antes da grande muda, deixa alguns dias os borrachos e fazem o resto deste período, em contacto com os cônjuges, mas sem ninho aberto.

Pombal De Voadores Adultos

Cipriano com todo o cuidado a tirar a sua “Pequenina” do ninho

IMG_2576

Este jovem iniciou se na columbofilia em 1985. Em 2011, 2013 e 2016 sagrou se campeão Geral, venceu também o campeonato de borrachos vários anos. O bichinho da columbofilia começou ainda na creche, não veio de família. Foi lhe oferecido um casal de borrachos para terminar de criar à mão e a sua professora que tinha um espaço na própria escola com uma velhas galinhas, achou piada e mandou retirar as galinhas e deu ordem de tudo ser preparado para alojar esse pombos…assim começou esta paixão…em pouco tempo já fazia treinos a esses dois pombos correio e até hoje nunca mais parou a vida à volta destes  magníficos atletas.

Presentemente os seus principais pombos, aqueles que ajudaram à conquista dos títulos são os Belguitas do Galrão, Belgas do Xico que desde o ano de 2000  entraram nas suas instalações e a fazer toda a diferença, o casal que esta na reportagem do columbofilia Online: O macho Van Spitel com a Fêmea do Pedro barradas, com vários filhos em destaque.

Passamos algum tempo a olhar para o ar esperando os pombos de igualada, mas como o dia ainda não tinha terminado para o autor, havia chegado o momento de continuar as visitas em Avis e fizemos novamente à estrada. Obrigado pela recepção e boa sorte para esta e próximas campanhas…um bem aja Cipriano…até breve…

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: