Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Aldeia Columbófila de Castelo Branco

A visita à Aldeia Columbófila de Castelo Branco já estava prometida fazia cerca de dois anos, e após conversa com João Paulo Valente o presidente da Associação Columbófila do Distrito de Portalegre decidiu se que era chegado o momento e que não podia  mos esperar mais tempo. A viagem até la foi comprida, mas como quem corre por gosto não cansa e em virtude de viajar para junto dos meus conterrâneos, o tempo passou a voar e quase sem dar por isso e aproveitando a viagem para fazer alguns telefonemas que durante a semana vão ficando acumulados, eis que já estava no local eleito. Encontrei um espaço bem cuidado e gente afável como é habito por estas paragens. De imediato tirei a máquina e comecei a fotografar…

IMG_1971

Actualmente existem 4 Pombais, sendo que 1 deles está sem competir devido a problemas de saúde do seu proprietário a que a partir deste espaço desejamos que melhore rapidamente e que possa voltar à actividade que tanto gosta.

Os columbófilos que têm os seus pombos na Aldeia são: João Mourão Lourenço, João José Pereira Andrade, José António Vila Monteiro e António Graça Silva.

IMG_1974

Mas Castelo Branco tem e teve no seu passado inúmeras figuras de destaque, grande fãs da columbofilia, como diz João Andrade, um dos columbófilos da Aldeia: “Teve e tem actualmente excelentes pombos, e bons columbófilos, neste momento devido ao Calendário competitivo estar a Leste, esta zona tem tido mais dificuldade em sobressair no panorama distrital, mas quando as condições não são adversas Castelo Branco brilha ao mais alto nível”.

IMG_1976

Figuras míticas desta terra como o Dr Pernes Mota, uma pessoa estimada por todos e admirada que muito contribuiu para a columbofilia local, tal como o José Tabarra, Henrique Mendes Carita que continua a dar muito à columbofilia, apesar da idade já pesar um pouco. Na opinião do João Andrade, com a criação da Aldeia Columbófila, e da nova sede, também novos valores irão aparecer em Castelo Branco, independentemente da crise que nos separa, a economia começa a crescer e na columbofilia vai se reflectir também com certeza.

 

IMG_1978

João Mourão Lourenço na frente dos seus Pombais

IMG_1987

No interior todos os pombais são semelhantes, podemos vislumbrar o pombal dos ninhos e um dos pombais com poleiros, obrigado ao sr. Mourão que nos deixou entrar e fotografar as suas instalações.

João Andrade na frente do seu pombal de Voo

IMG_1996

Dentro destas instalações encontramos uma colónia de excelente qualidade homogénea que demorou vários anos a construir, mas neste momento está capacitada para ombrear com qualquer adversário

O olhar atento do treinador…

IMG_2000

Um agradecimento especial a este senhor que viajou algum tempo e deixou os seus compromissos para traz, para poder receber o columbofilia Online e mais tarde nos respondeu a algumas perguntas por forma a podermos contar hoje aqui a historia desta Aldeia Columbófila. Contou nos por exemplo que tem havido bom senso, na coordenação dos treinos diários dentro da Aldeia. Dois dos columbófilos já estão reformados e acaba por ser mais fácil voarem os seus pombos o João e o outro companheiro, têm vida ainda laboral activa e voando à viúves combinam-se e soltam por sexo e ao mesmo tempo um do outro.

aldeia 2

A Aldeia columbófila foi inaugurada em 10 de Janeiro de 2010, foi terminado este projecto a 23 de Dezembro de 2009. Antes deste projecto os columbófilos de Castelo Branco estavam instalados em outra aldeia, num espaço da Câmara Municipal, mas com a necessidade de se fazer uma Etar de Saneamento, a autarquia viu se obrigada a vender o espaço a um empresário, e como os columbófilos tinham um grande investimento feito nessas instalações a autarquia na era do presidente Joaquim Mourão, decidiu ofertar a cada columbófilo um pombal e o terreno para a sua edificação e foi assim que nasceu esta aldeia columbófila.

logo sc Castelo Branco

Quando perguntamos a João Andrade sobre a importância deste projecto para a columbofilia de Castelo Branco, disse nos que foi uma mais valia, em termos de espaço, em termos de condições dos pombais, que são extraordinários, trouxe outra motivação, trouxe outras condições para a pratica da modalidade que os columbófilos sozinhos e sem esse apoio nunca teria possibilidade de obter. Entretanto com este novo vereador e o novo presidente Luís Correia os apoios também têm sido uma realidade e os columbófilos estão muito agradecidos também a este novo elenco autárquico, que têm proporcionado todas as condições para se poder praticar a columbofilia ao mais alto nível.

IMG_1967

Os apoios nas palavras do João não estão confinados apenas à Aldeia, mas também à criação da nova sede da Colectividade de Castelo Branco. Antes estavam instalados sem um mínimo de condições e presentemente têm um espaço digno onde podem convidar pessoas ligadas à columbofilia, podem fazer os encestamentos de forma condigna e fazer as tertúlias e festas da colectividade, “Temos uma sede extraordinária, cedida pela autarquia, que tem sido incansável”(João Andrade). A mudança para esta nova realidade ocorreu no inicio desta campanha de 2017, sendo que já tinha sido cedida o ano passado, mas começou a ser usada a 100% esta campanha.

Caros leitores mais um dia de perguntas e respostas, fotos conversas à volta do tema que nos une: a columbofilia. Obrigado pela vossa recepção prometo voltar para entrevistar os campeões e desejo desde já a maior sorte do mundo já neste concursos Nacionais que se avizinham. Até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: