Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Luís Nunes – Castelo Branco – Portalegre

Luís Nunes de 53 anos e a sua esposa vivem numa povoação de nome Sarnadas, ali mesmo encostado a Castelo Branco. O Luís voa em seu seu nome desde 1993. Mudou se de Lisboa para Castelo Branco e começou a anilhar borrachos em 1992. O autor lembra se perfeitamente deste ano, pois ainda jovem a residir em casa dos pais na localidade de Fronteira no distrito de Portalegre, soava se a “boa nova” que tinha chegado um grande columbófilo ao distrito e que se tinha sagrado campeão distrital geral logo no primeiro ano a competir e só com borrachos. Verdade caros leitores e hoje em dia quando recordamos essa altura o Louis lembra que realmente eram só borrachos, mas a colónia vinha feita pelo seu pai em Lisboa, Joaquim Cardoso Nunes que concorria em Moscavide e no Centro , na altura uma catedral da columbofilia. No ultimo ano a concorrerem em Lisboa foram campeões e a equipa estava no auge.

9080530

Depois deste primeiro titulo distrital, passaram mais duas épocas e voltou a haver festa e celebração, foi em 1995 que se sagrou campeão distrital de Meio Fundo.

Em Castelo Branco esta é a sua 25º Campanha sem interrupções e já se consagrou campeão geral 18 vezes. Um palmarés incrível.

Pombal de Fêmeas Adultas

IMG_2005

As sua melhores apostas quanto aos atletas são as seguintes: Sentinelas, Lescalier, os Turras do Jaime Sestelo que voava no alto de S. João e no Centro e os Holandeses do Diogo de Caselas. Com este pombos faz a sua aposta nas longas distâncias, para provas mais curtas ou mais rápidas introduziu recentemente com sucesso linhas locais, nomeadamente de: Sérgio Videira, António Balbino e António Piedade

sarnadas

Luís Nunes mantém uma relação de proximidade e cumplicidade com as suas fêmeas

pombal femeas luis nunes

Nestas fotos vislumbramos os pombais de fêmeas, mas para completar as instalações de Luís Nunes temos mais dois pombais para machos, um pombal de borrachos e dois pombais de reprodutores. Cerca de 25 casais habitam nestas secções, um numero raramente ultrapassado.

2551792

 

O ano de 1999 foi particularmente especial na historia columbófila deste criador, porque obteve o 2º Melhor Pombo Nacional de Meio Fundo. Depois em 2000 também este ano, ficou na historia desta família, com a obtenção do 2º Melhor Pombo Absoluto Nacional, que foi representar Portugal nas Olimpíadas. Corria nas suas veias o melhor do sangue “Sentinela”, ficou este craque apelidado de “Ronaldo”, em memoria na altura do Ronaldo que estava a fazer furor com as cores canarinhas. Um marco nesta historia que está inacabada, e digo isto, porque muito sucessos esperamos para este amigo que é um cavalheiro, foi o 4º Nacional de Barcelona também com um pombo Lescalier, ainda dos pombos do famoso Álvaro Silva, muito amigo de seu pai e com quem mantinha uma relação de proximidade

Vista Geral do Pombal de Competição

pombal Luis Nunes

Luís Nunes, como dirigente foi Vice Presidente da ACD Portalegre, presidente da direcção da colectividade de castelo Branco e hoje em dia é presidente da Assembleia Geral da Colectividade local.

Linhas antigas preservadas há vários anos, o pombo que se segue, um dos reprodutores de eleição é filho de um “Bibi” de Diogo de Caselas com uma fêmea Lescalier,

2449763

Antes das despedidas perguntei ao Luís se havia algum agradecimento especial e este fica para o Dr Cabeças de Elvas, um grande amigo, que nos momentos profissionais difíceis da sua vida sempre esteve lá e dai o seu especial obrigado. De norte a sul do País tem feito amigos e para eles também uma palavras de agradecimento, pelas tertúlias, pelos ensinamentos, pelas partilhas e por tudo o que têm passado juntos.

Quanto ao futuro, espera reformar se para poder dedicar mais tempo aos pombos e aproveitar as coisas boas da vida.

Quanto ao autor em boa hora foi a Castelo Branco, existem pessoas  que nos damos com mais facilidade do que outros, isso é o normal dos relacionamento. Quanto ao Luís tudo foi fácil, conversamos muito, convivemos, apreciamos alguns dos melhores voadores e também reprodutores. Na realidade tem uma equipa de categoria, muito bem cuidados e acompanhados, também por culpa da esposa, que é uma columbófila de mão cheia, ela põe  a voar, ela alimenta, ela manuseia, encesta…bem uma companheira de vida. Parabéns pela vossa cumplicidade, pelos excelentes resultados desportivos e por fim obrigado pela vossa simpatia… de certeza que vamos estar em contacto…

1 Comment on Luís Nunes – Castelo Branco – Portalegre

  1. MUITO BOM , PARABÉNS

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: