Nelson & Valter – Zambujeira do Mar
O Nelson e o Valter são amigos de Infância, resolveram juntar armas e começaram a concorrer juntos em 2010. O Valter, concorreu pela primeira vez em 1996, depois de algumas épocas a encestar em seu nome, viu se obrigado a parar e conseguiu retomar a sua actividade em 2005. Voltou a ser obrigado a parar e agora finalmente iniciou este projecto que já conta com 7 anos com o actual sócio. O Nelson que se tinha iniciado onde hoje a dupla tem os pombais, no ano de 1997 e nunca mais parou de concorrer.
Valter Rosalino, 34 anos no interior do Pombal de Fundo
As suas instalações são distribuídas da seguinte maneira: 1 Pombal de borrachos, 1 pombal para a equipa de Velocidade e meio Fundo, qualquer um deles só com poleiros. Estes pombos por norma nunca vão aos ninhos, a não ser que se revelem capazes para as provas de longa distância e nesse caso mudam de pombal e passam para a secção inteiramente dedicada ao campeonato de Fundo. Este pombal tem ninhos, que são fechados durante toda a semana na altura dos concursos e reabertos aquando da chegada de concurso. Os sexos estão sempre juntos, todo o ano, sendo que na fase de corridas não deixam chocar. Por fim tem 2 secções especificas para os reprodutores onde residem cerca de 20 casais.
Um fundista de encher os olhos…
As principais linhas de pombos cultivadas para as distâncias de Velocidade e Meio Fundo são os Koopman, Janssen e Van Loon. Para o Fundo o trabalho gira em volta dos: Delbar, Van Roy, Van Riel e Stichelbaut.
Pombal de Fundo
Nelson Ramos, 39 anos
Desde o inicio desta parceria, a equipa Nelson & Valter venceram na colectividade da Boavista e no Concelho de Odemira o campeonato Geral: 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016, sendo que na época passada fizeram um excelente 4º Lugar no Campeonato de Fundo no Bloco 4, distrito de Beja.
Uma Geração que perdura nesta casa à vários anos…
Vista Geral dos Pombais de Voo
A dupla com pombal em Boavista dos Pinheiros, Zambujeira do Mar, tem a agradecer em especial a Luís e Miguel de Ponte de Lima que têm sido uns companheiros de luta, sempre presentes, quer no acompanhamento da colónia, quer na aquisição de exemplares de Top para voar e para a reprodução. Por fim um agradecimento também a António Galrão.
O melhor voador até aos 600Km desta campanha…
Normalmente iniciam a campanha com cerca de 100 pombos, entre novos e velhos, sendo que para esta época excederam se um pouco e com o intuito de testarem bem as novas entradas de reprodutores, começaram a campanha com cerca de 120 atletas.
Casal Base…já reproduziu inúmeros 1º prémios e várias anilhas ganhas…
Nada me impedirá de voltar a esta zona e ao convívio com esta gente, gente boa, que ali encontre., foi uma sensação de reencontro com o passado, já que esta zona do País foi rumo da família do autor durante algum tempo para a concretização das férias anuais e a sensação foi muito boa. Foi um dia passado a respirar ar puro e em ambiente descontraído. Foi possível ver tudo com calma, manusear alguns pombos, conversar, trocar pontos de vista, mostrar também as potencialidade que o columbofilia Online pode ter na modernização dos columbófilos, na capacitação de produção dos respectivos pedigrees com apresentação para o exterior e não só, será um elo de ligação e comunicação entre columbófilos, colectividade, associações.
Obrigado pela vossa recepção, disponham de nós…
Deixe uma Resposta