Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

JoãoTravassos – Campo Maior – Portalegre

João Travassos alcançou na época passada mais um ano recheado de títulos. Concorre em Campo Maior e faz doublagem em Elvas. Ainda hoje o nome de seu pai continua a ser o escolhido para figurar na inscrição de pombos e nas tabelas classificativas: António Travassos. Esse senhor foi o responsável pela iniciação de seu filho nestas lides e o primeiro aficionado da família. Desde 1978 que enviava pombos a corridas. O João,  começou a seguir  as pisadas do pai, ajudando nas tarefas do quotidiano e em apenas alguns anos passou a ser sócio. Os anos passaram a chama columbófila do pai já tinha entregue o seu testemunho e a pouco e pouco todo o trabalho foi passado para a nova geração. Tudo foi ficando à responsabilidade de João Travassos. O pai continua a voar os pombos nuns dos treinos diários mas tudo o resto esta ao cuidado do filho. e assim acontece desde 2008.

4515998

Na maioria dos seus pombos corre o sangue Janssen. De há uns anos a esta parte introduziu os Kannibais e os Van Loons, e durante algumas épocas, cruzou entre si estas 3 linhas. Há dois anos chegaram os Rauw-Sablon a esta equipa e começou também a fazer uma aposta forte nos leilões do Algarve Golden Race , de onde já saiu uma super reprodutora.  Hoje em dia faz também aquisições pontuais em pombais de amigos de um ou outro pombo, em outros casos o reforço é baseado na troca entre amigos de um lote de borrachos, que são voados, treinados e seleccionados pela caixa.

IMG_1510

Apesar desta introduções os pombos que mais se destacam e servem de base de cruzamento para o que vai entrando, chegaram à colónia através de Manuel Rodrigues de Reguengos de Monsaraz e também uns azuis oriundos de Mafra de “Quim Chumbo” que cedeu os seus pombos ao Caldeira de Campo Maior, que por sua vez os fez chegar a João Travassos. Estes cruzados entre si continuam a ser pombos de ataque que vencem quer em Velocidade, meio Fundo e Fundo.

3290297a

Na época Passada em Campo maior foi Campeão de Velocidade, Meio Fundo, Fundo e Geral. Em Elvas venceu o campeonato de Velocidade e de Meio Fundo. A cereja no topo do Bolo foi alcançado com o 4º melhor Columbófilo Distrital de Meio Fundo

3290297

 

Interior do Pombal das Fêmeas

IMG_1509

Já atrás falamos destes azuis. Um magnifico exemplar que espelha bem a qualidade destes pombos.

2449000

O dia nasceu cinzento, e durante toda a viagem choveu que mal se via a estrada, mas porque quem corre por gosto não cansa, pé no acelerador e lá fomos nós, também com a esperança que no Alentejo não chovesse, pelo menos tanto, engano nosso, nunca parou, mas a recepção não deixou de ser simpática e à boa maneira de um bom alentejano. Furamos caminho direito a uma herdade ligeiramente afastada de Campo Maior, prados verdes e animais pastavam mesmo junto ao local onde passávamos e onde fizemos a entrevista, como me sinto bem assim. Prefiro a estar encurralado pela imensidão de prédios altos e buzinadelas no transito, sem dúvida. Excelente espírito de camaradagem e entre ajuda que encontrei nesta localidade, quando um columbófilo precisa de ajuda , outro aparece para dar uma ajuda, parabéns por esta forma de estar na Columbofilia. Parabéns pelos resultados. Obrigado pela simpatia e votos de uma excelente campanha de 2017.

1 Comment on JoãoTravassos – Campo Maior – Portalegre

  1. domingos silva bandarra // 30 30UTC Março 30UTC 2017 às 14:48 // Responder

    bons pombs

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: