Voadores Casal do Poço Charneca da Caparica – Setúbal
Luis Calretas o líder da equipa Voadores do Casal do Poço, iniciou se na columbofilia em 1998 e em 1999 fez a sua primeira campanha. Algumas épocas depois faz sociedade com um primo e começam a concorrer com o nome: “Os Calretas”. Em 2008 definitivamente passa a concorrer com o nome actual e já com novo sócio: Américo Oliveira, um columbófilo que tinha o seu pombal ali junto do seu. Decidiram unir esforços e formar uma única equipa de voo. Findo o ano de 2008, o amigo Sérgio Fragoso encontra um novo parceiro para o Luís, o Júlio Costa que traz alguns dos seus reprodutores e vem para a equipa do Casal do Poço, a dupla mantém se unida durante 3 campanhas. Em 2012 o ano mais difícil porque Calretas fica sozinho e o tempo escasseava para conduzir todos os aspectos da colónia. Em 2015 volta a ter ajuda, e neste caso de João Goilão que devido ao facto de mudar de residência se viu obrigado a partir no ano de 2015. Em 2o16 é o próprio Sérgio Fragoso que começa a voar e cuidar dos pombos. Nesta campanha de 2017 reuniu se a equipa actual, para lutarem por mais alguns títulos na sua zona e numa das colectividades mais difíceis da actualidade no distrito de Setúbal: Charneca da Caparica.
Equipa actual:
Eugénio Calretas o Pai maneger Semanal, que esteve sempre presente durante todos estes anos, Avelino Costa o maneger dos fins de semana, Luís Calretas e a futura Esposa que dá uma mãozinha quando é mesmo preciso.
Os primeiros anos não foram fáceis, alias nunca são. As marcações de top teimavam a não aparecer, mas no ano de 2008, dá se uma grande viragem nos resultados desportivos. Conhecem a dupla Sousa & Paulo de Lisboa de onde adquiriram 10 borrachos inicialmente e uma segunda fornada mais tarde. Logo nesse primeiro lote vem um macho de olho branco com terminação na anilha: “40” que viria a ser durante largos anos e ate à actualidade um dos pilares da colónia. A ajuda não chegou só de Lisboa, os columbófilos locais também fizeram questão de fazer algumas ofertas e que por sinal vieram contribuir para o sucesso que esta equipa tem hoje, nomeadamente Mário Felisberto que colocou à sua disposição uma equipa completa de reprodutores, que contribuíram em muito para elevar o nível competitivo.
Uma filha deste casal: 3299511/13
Melhor pombo de velocidade 2015 ,
3ºmelhor pombo de velocidade distrital 2015
Luis Calretas no corredor de acesso ao Pombal das fêmeas
Já falamos um pouco da primeira grande linha que começou a fazer a diferença nesta colónia: os “40s”, mas vamos continuar a conhecer a historia desta reprodução. Em 2007 entra uma nova linha que se veio revelar de extrema importância: “a 12”, uma pomba que veio do pombal de Rui Fava, na altura uma das melhores voadoras que marcou uma geração, e hoje em dia já é avó dos melhores pombos do pombal. Aparece então a “clarinha” a revelar se como excelente reprodutora, uma das pombas que veio com Júlio Rocha. Em 2012 entram então no pombal os pombos de Miguel Videira, nomeadamente 2 borrachos a “papa”, um deles foi um grande voador e o outro um fantástico reprodutor, ainda hoje estão os 2 no pombal de reprodutores e também esta introdução se revelou uma mais valia.
Oferta de Miguel Videira
2º pombo Geral 2015 anilha de Prata
Anilha de ouro meio-fundo 2015
Conheci o Luís não faz muitos anos, encontrámos devido ao facto te termos entrado no mesmo projecto, mas desde o primeiro dia que ficou uma amizade entre os dois e desde esse dia até hoje temos o prazer de falar quase semanalmente, nomeadamente sobre as horas de chegada de concurso, treinos, e da vida em geral. Foi um prazer entrevistar esta equipa, foi uma visita quase familiar. Visitamos os pombais, manuseamos alguns dos voadores e os melhores reprodutores e como não podia faltar sentámos à volta de uma maçada de carne que estava um espectáculo e de uma garrafinha do tinto que o amigo Eugénio ajudou a despejar. Obrigado pela vossa amizade e pela recepção.
Principais Campeonatos ganhos no clube:
Uma das filhas dos Pombos Base.
Melhor pombo de ano 2015 Anilha de ouro
10ºpombo Fundo zona oeste
O columbofilia Online deseja aos amigos do Casal do Poço, uma época ao mais alto nível, e que continuem com a paixão que têm pelo pombo correio e que eu pode observar. Entrando nos pombais, os atletas estavam calmos, tranquilos, e ficavam contentes à passagem do dono, uma relação de proximidade e cumplicidade espectacular. Obrigado.
Deixe uma Resposta