Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Voadores Casal do Poço Charneca da Caparica – Setúbal

Luis Calretas o líder da equipa Voadores do Casal do Poço, iniciou se na columbofilia em 1998 e em 1999 fez a sua primeira campanha. Algumas épocas depois faz sociedade com um primo e começam a concorrer com o nome: “Os Calretas”. Em 2008 definitivamente passa a concorrer com o nome actual e já com novo sócio: Américo Oliveira, um columbófilo que tinha o seu pombal ali junto do seu. Decidiram unir esforços e formar uma única equipa de voo. Findo o ano de 2008, o amigo Sérgio Fragoso encontra um novo parceiro para o Luís, o Júlio Costa que traz alguns dos seus reprodutores e vem para a equipa do Casal do Poço, a dupla mantém se unida durante 3 campanhas. Em 2012 o ano mais difícil porque Calretas fica sozinho e o tempo escasseava para conduzir todos os aspectos da colónia. Em 2015 volta a ter ajuda, e neste caso de João Goilão que devido ao facto de mudar de residência se viu obrigado a partir no ano de 2015. Em 2o16 é o próprio Sérgio Fragoso que começa a voar e cuidar dos pombos. Nesta campanha de 2017 reuniu se a equipa actual, para lutarem por mais alguns títulos na sua zona e numa das colectividades mais difíceis da actualidade no distrito de Setúbal: Charneca da Caparica.

Equipa actual:

Eugénio Calretas o Pai maneger Semanal, que esteve sempre presente durante todos estes anos, Avelino Costa o maneger dos fins de semana, Luís Calretas e a futura Esposa que dá uma mãozinha quando é mesmo preciso.

IMG_1494

Os primeiros anos não foram fáceis, alias nunca são. As marcações de top teimavam a não aparecer, mas no ano de 2008, dá se uma grande viragem nos resultados desportivos. Conhecem a dupla Sousa & Paulo de Lisboa de onde adquiriram 10 borrachos inicialmente e uma segunda fornada mais tarde. Logo nesse primeiro lote vem um macho de olho branco com terminação na anilha: “40” que viria a ser durante largos anos e ate à actualidade um dos pilares da colónia. A ajuda não chegou só de Lisboa, os columbófilos locais também fizeram questão de fazer algumas ofertas e que por sinal vieram contribuir para o sucesso que esta equipa tem hoje, nomeadamente Mário Felisberto que colocou à sua disposição uma equipa completa de reprodutores, que contribuíram em muito para elevar o nível competitivo.

Uma filha deste casal: 3299511/13

Melhor pombo de velocidade 2015 ,

3ºmelhor pombo de velocidade distrital 2015

 

Luis Calretas no corredor de acesso ao Pombal das fêmeas

IMG_1449

Já falamos um pouco da primeira grande linha que começou a fazer a diferença nesta colónia: os “40s”, mas vamos continuar a conhecer a historia desta reprodução. Em 2007 entra uma nova linha que se veio revelar de extrema importância: “a 12”, uma pomba que veio do pombal de Rui Fava, na altura uma das melhores voadoras que marcou uma geração, e hoje em dia já é avó dos melhores pombos do pombal. Aparece então a “clarinha” a revelar se como excelente reprodutora, uma das pombas que veio com Júlio Rocha. Em 2012 entram então no pombal os pombos de Miguel Videira, nomeadamente 2 borrachos a “papa”, um deles foi um grande voador e o outro um fantástico reprodutor, ainda hoje estão os 2 no pombal de reprodutores e também esta introdução se revelou uma mais valia.

Oferta de Miguel Videira

3299057

2º pombo Geral 2015 anilha de Prata

Anilha de ouro meio-fundo 2015

Conheci o Luís não faz muitos anos, encontrámos devido ao facto te termos entrado no mesmo projecto, mas desde o primeiro dia que ficou uma amizade entre os dois e desde esse dia até hoje temos o prazer de falar quase semanalmente, nomeadamente sobre  as horas de chegada de concurso, treinos, e da vida em geral. Foi um prazer entrevistar esta equipa, foi uma visita quase familiar. Visitamos os pombais, manuseamos alguns dos voadores e os melhores reprodutores e como não podia faltar sentámos  à volta de uma maçada de carne que estava um espectáculo e de uma garrafinha do tinto que o amigo Eugénio ajudou a despejar. Obrigado pela vossa amizade e pela recepção.

8054649

Principais Campeonatos ganhos no clube:

– campeonato Geral 2015
– campeonato Meio-Fundo 2015
– campeonato Fundo 2016
– 2013 vice campeão em todos os campeonatos Geral, Velocidade ,Meio-Fundo, Fundo
– vice campeão de velocidade 2015
– vice campeão Geral, Velocidade, Meio-Fundo 2016

7466012

 

Uma das filhas dos Pombos Base.

4323807

Melhor pombo de ano 2015 Anilha de ouro

4ºmelhor pombo Fundo 2016
4ºmelhor Geral 2016
6º pombo Geral distrital
5ºpombo Geral zona oeste

10ºpombo Fundo zona oeste

O columbofilia Online deseja aos amigos do Casal do Poço, uma época ao mais alto nível, e que continuem com a paixão que têm pelo pombo correio e que eu pode observar. Entrando nos pombais, os atletas estavam calmos, tranquilos, e ficavam contentes à passagem do dono, uma relação de proximidade e cumplicidade espectacular. Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: