Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Aldeia Columbófila de Arronches Distrito Portalegre

Uma aldeia columbofilia situada na vila de Arronches. Uma povoação com um enorme património cultural e Arqueológico. Ali podemos encontrar vários monumentos históricos, nomeadamente, Torres Medievais, vários panos amuralhados do século XVII, uma igreja Matriz Gótica e Manuelina bastante imponente, um castelo, um museu construído nos antigos salões do castelo que contem uma vasta colecção de brinquedos que têm atravessado várias épocas e dai o nome do espaço: Museu de (a) Brincar. Podemos também contemplar pinturas rupestres uma enorme barragem e uma gastronomia de invejar aos melhores chefes. Só para aguçar o apetite dos leitores, à chegada, degustámos um saboroso lacão no forno, com uma boa pinga ali mesmo no meio dos pombais que é onde columbófilos como eu se sentem bem, junto de pombos. O presidente da colectividade Luís Caixas, já esperava o columbofilia online e fez questão de o receber ao mais alto nível com a oferta de algumas lembranças da terra, do clube e também da Aldeia Columbófila. Obrigado.

Carlos Felizardo um dos felizardos columbófilos da aldeia, em frente ao seu pombal.

img_0975

A inauguração desta Aldeia, foi no dia 25 de Junho de 2016, pela mão do presidente do clube de Arronches Luís Caixas, pela presidente da Câmara de Arronches, Dr. Fermelinda Carvalho e pelo presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, Dr. José Luís Jacinto. O processo entre o lançamento da ideia, o apresentar do projecto e a sua concretização, levou o seu tempo. A colectividade já há vários anos que solicitava à autarquia esta construção, ao abrigo dos dinheiros comunitários que chegam aos municípios para apoiarem o desenvolvimento local através da participação dos munícipes, colectividades e associações. O orçamento participativo contemplou então no ano de 2016 a columbofilia de Arronches. E veio colmatar por um lado a falta de meios monetários que alguns columbófilos tinham e por outro lado resolveu também o problema daqueles que não tinham espaço físico para implementação de pombais, estes eram no fundo os grandes objectivos desta iniciativa, disse nos o presidente da direcção, aproveitando também esta oportunidade da nossa visita para fazer mais um agradecimento público à Câmara Municipal, desde a parte da Engenharia, da Arquitectura e em especial à sua presidente que foi fundamental na chegada desta realidade.

Domingos Pedro, um dos columbófilos felizardo,  da aldeia, em frente ao seu pombal.

img_0976

Um dia muito bem passado. Valeu a pena atravessar o país e chegar quase à fronteira com Espanha, e fazer esta visita, para alem de agradável foi oportuno e pertinente. Tudo foi feito com vagar e houve oportunidade, para alem da visita oficial, das perguntas da praxe, houve também tempo para falar sobre pombos, columbofilia, analisar bem os pombais por dentro e por fora, conhecer a historia destes columbófilos e das suas vidas.

O plano inicial seriam 12 pombais, mas em virtude da proximidade de algumas árvores de grande porte que interfeririam com o voar dos pombos e também da não necessidade de tantos pombais, ficou o projecto com 9 , dos quais 5 já estão construídos e 3 ja este ano vão entrar em competição. Se mora nesta linda localidade e gosta de pombos correio, ainda encontrará ai o seu canto para desenvolver a sua actividade desportiva de eleição, ou porque não deixar um repto à direcção do clube, para a criação de um pombal escola? Ou um pombal de dinamização de actividades direccionadas aos mais velhos. Do que o autor se apercebeu, é uma terra dinâmica e com pessoas que gostam de estar envolvidas em projectos e actividades, porque não um pombal para os reformados que estão no lar e ainda gostam de dar a sua voltinha, e será que algum deles não teve já pombos no passado ou um familiar dele muito próximo que lhe tenho colocado lá também o bichinho dos pombos?

img_0969

Cada pombal tem 1 casa de apoio para as rações  e utensílios e mais 3 secções, normalmente aproveitadas para:machos, fêmeas e reprodutores, ao todo são 16 m2, com esgoto interno, iluminação interna e externa e com água à porta. Os interiores foram ultimados por cada um dos proprietários e com a ajuda uns dos outros , enquanto o restante foi dividido entre a Câmara Municipal e o Manuel Teixeira de  Alverca que fez a implementação de toda a estrutura.

Uma vista panorâmica que  nos mostra a parte de traz dos pombais , mas lá na frente uma vista lindíssima, da vila de Arronches, terra ladeada por água… Ali concorrem nesta época que se avizinha 14 concorrentes, de Arronches, Esperança, Vale Cavalos e Monforte.

img_0981

Antes do regresso a casa visitámos o clube, que tem excelentes condições, com bar, uma boa sala de encestamento, escritório de direcção, conselho desportivo e uma parte também de recordações, onde estão guardadas algumas relíquias, nomeadamente este relógio em baixo fotografado, que foi o primeiro relógio do clube, e para o qual todos os columbófilos e seus amigos corriam com a anilha de borracha quando chegavam os seus pombos de concurso, e que estava situado sempre no café central. Destes ainda não tinha visto nenhum. Obrigado pela partilha. Este clube tem sido alvo de remodelações e melhorias ao longo dos anos e esta em perfeitas condições. A sua inauguração foi a 11 Novembro de 1950.

Mais uma vez obrigado aos columbófilos da Aldeia columbófila pela sua recepção, e pelos momentos agradáveis que passamos juntos. Um agradecimento especial à direcção do clube e um abraço ao seu presidente Luís Caixas.

 Já que estamos em maré de agradecimentos, os columbófilos com pombal instalado na Aldeia Columbófila para alem do almoço que fizeram com porco no espeto para todos os amigos que ofertaram borrachos para povoarem os pombais e poderem já concorrer nesta época de 2017, querem-no fazer também publicamente neste espaço do columbofilia Online. Obrigado em seu nome a todos os ofertantes.

Uma nota final: a todos os que têm pombos nas mesmas condições destes senhores: devem seguir o seu exemplo e respeitarem o voo dos pombos e o espaço dos seus vizinhos. Por estas bandas isso existe e esperamos que se mantenha. Só com respeito podemos viver em comunidade.

Um bem aja a todos e até sempre…

1 Comment on Aldeia Columbófila de Arronches Distrito Portalegre

  1. Parabéns columbófilo Domingos Pedro és um homem de coragem

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: