Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Professor Manuel Milheiras Cortiço – Montijo

Columbófilo, Dirigente, Professor, Politico, pai, companheiro….que fica na historia das pessoas que deixam a sua marca, o seu cunho pessoal…

Foi um enorme prazer visitar este senhor. Foi pela mão de seu filho Simão Cortiço que entrámos no lar deste homem especial. Dedicou a maioria da sua vida na promoção da columbofilia e na promoção das gentes, dos costumes, das tradições da sua terra e da terra que o viu crescer.  Foi uma visita de médico, porque o autor pensava que ia encontrar uma pessoa com um percurso preenchido e dedicado, mas encontrou muito mais que isso, encontrou realmente um ser humano notável e um verdadeiro exemplo de inconformismo, de luta, de trabalho muitas vezes com sacrifício da sua família.

img_0620

Como columbófilo e dirigente fez de tudo um pouco e está incontornavelmente na historia da modalidade do distrito de Setúbal. Foi:

  • Secretario da direcção da sociedade columbófila do Bairro do Areias (Montijo).
  • Presidente da direcção da sociedade columbófila do Bairro do Areias.
  • Presidente da mesa da Assembleia Geral da sociedade Columbófila do Bairro do Areias.

Organizador do 1º leilão para angariação de fundos da sociedade columbófila do Bairro do Areias, o qual foi um enorme sucesso com pombos de vários columbófilos de renome e de diversos distritos. Sem sombra de dúvidas que estas verbas foram os alicerces para a sustentabilidade do clube e para a sua dinamização e expansão. Entretanto o seu trabalho como director toma nova dimensão e chega à colectividade do Montijo, onde foi:

  • Presidente da mesa da Assembleia Geral da Sociedade Columbófila do Montijo.
  • Presidente da direcção da Sociedade Columbófila do Montijo.

Quando tomou as rédeas deste novo desafio foi impulsionador da construção da sede própria e da Aldeia Columbófila da Sociedade Columbófila do Montijo, tendo sido o responsável pelo pedido do terreno à Câmara Municipal e um dos subscritores da escritura.

  • Foi também impulsionador e organizador dos primeiros leilões de angariação de fundos para a construção da sede social da sociedade columbófila do Montijo, na Montiagri, com pombos dos melhores columbófilos de vários distritos.
  • Organizador de colóquios na sociedade Columbófila do Montijo, de onde se destacaram alguns convidados de craveira nacional e mundial, tais como: Artur Gomes, Alexandre Mendes Gordo,etc
  • Criador de um jornal da Sociedade Columbófila do Montijo, com o nome: mensageiro Columbófilo e durante algum tempo ai dedicou a sua escrita, promovendo mais uma vez a modalidade.

 

img_0619

Depois de ter realizado trabalhos locais, um novo patamar, chega a secretario da Ex Comissão Columbófila do Distrito de Setúbal, onde colaborou na elaboração dos novos estatutos para a criação da Associação.

  • Subscritor da escritura de criação da Associação Columbófila do Distrito de Setúbal.
  • Membro dos órgãos sociais da Associação Columbófila do distrito Setúbal.

Esta caminhada apenas terminou quando foi atingido o nível nacional. Começou a colaborar no Jornal Mundo Columbófilo, ligação esta que durou vários anos. Divulgou a columbofilia, sobretudo dos distritos de Setúbal, Portalegre, Évora, Santarém e Lisboa. Entrevistou todos os grandes columbófilos da altura, nomes sonantes como: Álvaro Silva, César Timóteo, Alexandre Mendes Gordo, Horta e Silva etc etc. Sendo a sua formação académica de professor veio trazer uma nova linguagem à columbofilia.

Colaborou durante algum tempo no Jornal Mensageiro Columbófilo, promovido pela Federação Portuguesa de Columbofilia.

Fez inúmeras amizades no seio columbófilo de norte a sul do País. O seu nome ainda hoje é recordado por muitos, mesmo depois de afastado da columbofilia há alguns anos por motivos de saúde e porque a vida lhe destinou outros caminhos, nomeadamente na escrita, com vários livros publicados sobre a Etnografia do Montijo e da terra que o viu nascer, Galveias, no concelho de Ponte de Sor.

img_0623

Por tudo isto e muito mais a Federação Portuguesa de Columbofilia e a Associação Columbófila do Distrito de Setúbal, em atenção ao seu percurso na columbofilia, na vida em geral e por ser um exemplo para os mais novos, entenderam ser merecedor de uma homenagem, que aconteceu por ocasião da 44º Exposição Nacional e Pré-Olimpica realizada em Fafe nos dias 6 a 8 de Janeiro de 2017.

Mas a vida não é feita só de columbofilia, na plenitude da sua força como trabalhador, depois de exercer as funções na escola, de ter ajudado inúmeros estudantes com dificuldades que o procuravam para explicações pós laboral, lançou se num projecto de raiz na qual formou uma rede de formadores, formações e por conseguinte formandos nas mais variadas áreas. Com este projecto concretizado deixa a sua terra mais rica, melhor preparada do que antes da sua vinda para estas paragens.

Muito fica por dizer, para terminar a titulo de exemplos, passou pela assembleia de freguesia do Montijo, foi deputado da Assembleia de freguesia no Montijo, secretário de um orfanato, secretario da caixa Agrícola…etc…etc

Como podem ver um caminho invejável e que necessitava ficar minimamente eternizado nestas paginas e correr por essa Internet e pelo maior número de pessoas possível. Obrigado por ser quem é…a sociedade em geral deverá estar agradecida…a columbofilia do distrito de Setúbal está agradecida e a columbofilia em geral também…muito obrigado pela sua dedicação , pelo seu empenho, pela sua existência.

Helder Galveia

2 Comments on Professor Manuel Milheiras Cortiço – Montijo

  1. Alfredo Joaquim Ferreira Cardoso Lobato // 4 04+00:00 Fevereiro 04+00:00 2017 às 06:39 // Responder

    Homenagem mais que merecida,a HOMEM dedicada ao Associativo,algo hoje difícil,tive o prazer de fazer um leilão de pombos desse grande columbófilo Artur Gomes,realizado pela sua iniciativa,pessoa que me marcou ,tanto que na recente Entrega de Prémios da Associação Columbófila de Setúbal ao ver o nome de Cortiço me levou a perguntar por e tive o prazer de falar com o seu filho, pois sem dúvida a Columbófilia muito deve a este SENHOR.

    Gostar

  2. Foi com alguma emoção que li esta reportagem sobre o professor Milheiras Cortiço. Sinceramente, senti uma enorme alegria porque já havia muitos anos que não ouvia falar do professor. Um homem extraordinário com uma vida dedicada ao associativismo em geral e à columbofilia em particular.
    Tenho pelo prof. M Cortiço uma enorme admiração e consideração. Uma figura ímpar da columbofilia do distrito de Setúbal. Recordo com saudade alguns dos seus escritos. Qual farol que indicava caminhos, que edificava e prestigiava a modalidade.
    Deixo-lhe um sincero e sentido abraço.

    António Simão – Beja

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: