João Duarte – Évora
Este artigo e sem duvida uma homenagem a dois grandes columbófilos, João Duarte e Rui Vilalva, que merecem pela sua brilhante carreira, ano após ano, sempre a disputar os principais campeonatos. Desde crianças ate aos dias de hoje como homens feitos têm sido Columbófilos com uma historia ímpar de amizade. Desde a altura do “calção”, que praticam este bela modalidade como sócios, ainda hoje que a vida deixou o João em Évora enquanto o Rui foi viver para Beja, continuam com a reprodução em conjunto e a alimentar a sua já longa amizade, sempre que lhes e permitido.
Fizeram sociedade em 1995. O Rui já tinha concorrido em 1993 na SC Eborense com 13 anos de idade. Os primeiro passos não foram fáceis, mas continuaram na luta por um lugar de destaque. A primeira época a enviar pombos foi no ano de 1996. Em 1998 mudaram se para o CC Évora, na altura , um clube com cerca de 60 concorrentes e logo nessa campanha ficaram em 3º lugar no campeonato Geral.
Uma das craques …
2011 – CC ÉVORA
ANILHA OURO GERAL, ANILHA DE OURO VELOCIDADE. ANILHA DE OURO MEIO FUNDO
ACD ÉVORA
ANILHA DE BRONZE GERAL, ANILHA DE OURO VELOCIDADE , ANILHA DE OURO MEIO FUNDO GERAL
2012 – CC ÉVORA
ANILHA DE PRATA VELOCIDADE, ANILHA DE OURO VELOCIDADE ZONA SUL
2013 – CC ÉVORA
ANILHA DE BRONZE GERAL, ANILHA DE OURO VELOCIDADE
ACD ÉVORA
ANILHA DE PRATA GERAL – ZONA OESTE
ANILHA DE OURO VELOCIDADE GERAl
Casais Fundamentais para o sucesso actual
Vermelho/93 x Amarela 93
Macho Fabry oferecido em ovo por João Suzano , fêmea Albina comunicada e não recuperada por um Columbófilo do Seixal. Mais tarde pela divulgação na Internet, o criador desta pomba entrou em contacto para contar toda a sua história e as suas origens.
Caetano x Queiroz
Macho adquirido a Fernando Caetano, neto do famoso Cambalhota e filho da irmã do Boinas. Fêmea adquirida em Leilão no Clube Columbófilo de Évora em 2003 a QUEIROZ & QUEIROZ – PORTO. Filha de um macho Holandês de Nils Van Pool com uma Fêmea neta do 100, o qual era filho da famosa Romaria 604 de Manuel Martins
Groondelaers x Groondelaers
Macho adquirido ao Dr. Quadrado Filipe, filho do seu melhor casal, o qual tinha sido adquirido à Supra. Dois Originais Jan Groondelaers e Philipe Frederick respetivamente, fêmea adquirida a Manuel Candeias Teixeira – Beja.
Principais Vitorias enquanto dupla Vilalva & Duarte
2007 – Vitória no I Derby Cidade de Évora, o que nos encheu de orgulho.
Construção de um novo pombal, que veio possibilitar aos pombos outras condições que não tinham até então.
2008 – Com a construção do novo pombal, confirmaram-se as nossas esperanças e os resultados melhoraram, foi assim que nos sagramos Campeões de Meio – Fundo do Clube Columbófilo de Évora e Associação Columbófila do Distrito de Évora, e alcançamos maís umas quantas anilhas…
2009 – Ano de ouro da dupla Vilalva & Duarte. Campeões Gerais, Velocidade e Meio Fundo a nível de Coletividade. Campeões Gerais, Velocidade e Vice – Campeões Meio Fundo a nível Distrital.
Títulos Ganhos no Clube Columbófilo de Évora após 2009
2010 – Campeão Geral; Campeão Velocidade; Campeão Meio – Fundo; Vice –Campeão Fundo;
2011 – Campeão Geral; Campeão Fundo; Vice Campeão Velocidade e Meio Fundo;
2012 – Campeão Geral; Campeão Velocidade; Vice Campeão Meio Fundo e Fundo;
2013 – Vice Campeão Geral e Campeão de Meio Fundo;
2014 – Campeão Geral; Campeão Meio Fundo; Vice Campeão Velocidade e Fundo;
2015 – Campeão Geral; Vice Campeão Velocidade
2016 – Campeão Geral; Campeão Velocidade; Campeão Fundo; Vice Campeão Velocidade
Uma foto de agradecimento a dois dos homens que lutam como directores da Associação Distrital de Évora, para que tudo corra pelo melhor. Obrigado pela vossa visita ao saberem da presença do Columbofiliaonline e pela espectacular recepção que se lembraram de fazer, proporcionada pelo pai de João Duarte, Joaquim Maria Neixa Duarte, que e uma peça fundamental também na condução da colónia. Não podemos deixar passar a oportunidade de realçar também o trabalho do Paulo Costa, mais conhecido pelo Marroquino, na preparação de cada prova que encestam.
Títulos na Associação Columbófila Distrito de Évora após 2009
2010 – Campeão Geral; Campeão Velocidade; Campeão Meio Fundo – Zona Sul;
2011 – Campeão Geral – Zona Sul; 3º Geral Distrito
2012 – Campeão Geral – Zona Sul; Vice Campeão Geral Distrito; Campeão Velocidade
2013 – Vice Campeão Geral – Zona Oeste;
2014 – Campeão Geral – Zona Oeste; Campeão Meio Fundo Geral Distrital; Vice Campeão Velocidade – Zona Oeste.
2015 – Vice Campeão Velocidade – Zona Oeste.
Quanto ao sistema de jogo, podemos dizer que tem algo de diferente? sim… o quê?…
São adeptos do natural, voam com um pombal com ninhos abertos, com machos e fêmeas, nunca deixando nascer borrachos, e ao lado um pombal só de fêmeas, mas estas voam diariamente nos dois voos em conjunto com os naturalistas e depois do treino são encaminhadas para o seu pombal e alimentadas. Estas pombas são normalmente as mais capacitadas da equipa.
Para alcançar o sucesso temos de treinar bem, ter saúde e qualidade. Mas no final das contas têm sempre de ser os pombos a adaptarem se a nos e não o contrario.
Presentemente são os bisnetos dos casais bases que estão na base do sucesso, e em muitos casos o produto final resulta dos seguintes cruzamentos: Amarelos X Fernando Caetano X Romario.
O Guarda da Fonte……
Obrigado pela vossa simpatia e amizade…
Obrigado pela visita.
Abraço
GostarGostar