Títulos Nacionais e Prémios na 44º Exposição Nacional de Columbofilia para Setúbal.
Um regresso de Setúbal aos palcos nacionais. Apenas volvido um ano da nova direcção ter tomado as rédeas da Associação Distrital, onde encontrou uma organização desorganizada, a titulo de curiosidade, nos últimos 30 anos apenas tinha havida uma única gala distrital de entrega de prémios, voltou a acontecer este ano de 2016. Este distrito estava adormecido, tal como o país tem estado, e eis que finalmente emergiu das cinzas, os corpos sociais trabalham para sanar e estabilizar a situação financeira, que se encontrava numa encruzilhada que apenas é possível deslindar com a ajuda do ministério publico. Muito foi feito até ao momento, e já foi possível realizar a exposição distrital que também tinha caído no esquecimento da memória e a sua realização, garantiu a participação na 44º Exposição Nacional de Columbofilia. Na categoria Standard os resultados ficaram aquém da expectativas dos dirigentes, e em virtude desses mesmos resultados, durante o certame foram levadas a cabo algumas diligências para a concretização de um melhoramento nesta classe a curto espaço de tempo. Na categoria Sport os resultados foram melhores, há que trabalhar mais já este ano, mas não fora uma inexplicável recusa da FPC em aceitar a divisão do distrito em zonas, os resultados teriam sido muito melhores. Dizem as más línguas que não se podia mexer no top 10 dos Nacionais… Columbófilos como os “Videiras”, estariam no pódio… e com esta conjectura nem nos 10 primeiros aparecem, no entanto a equipa Sol Nascente brilhou ao mais alto nível com 1º e 2º Lugar no Campeonato nacional de fundo, dignificando o distrito.
A mesma equipa também subiu ao palco para ser medalhada na entrega de prémios referentes aos concursos Nacionais de Valência.
Voltando ainda ao caso da divisão deste distrito em Zonas, a Federação diz o seguinte depois de receber na sua sede em Coimbra uma reclamação por escrito: Setúbal entregou a divisão das zonas que queria ver no seu distrito dentro do prazo, entretanto mais tarde, e já findo esse prazo, alterou as zonas e essa alteração já entrou na Federação com o prazo fechado e então não foi aceite, mas nem estas alterações foram aceites nem as zonas entregues dentro do prazo, ora meus amigos pelo menos estas, as primeiras, deveriam ter sido salvaguardadas…a direcção recorreu para o conselho de disciplina, que respondeu que como houve alterações das zonas fora do prazo essas alterações não são aceites, nem essas nem as que entraram dentro do prazo????????? está aqui alguma coisa a passar me ao lado…
Setúbal também contou com outro ponto alto, que foi a chamada ao palco do Eng. Capela Da Costa para receber o prémio carreira. Foi parco em palavras, mas deixou fugir por entre que aquele momento era o seu fim na columbofilia… velhos são os trapos…Setúbal conta com este homem na evolução e consolidação do Standard.
Parabéns aos dois homenageados, que receberam as medalhas da mão do Presidente da FPC, Dr. José Luís Jacinto e José Maria Gonçalves Santos, coordenador de Standard.
Foi distinguido durante a exposição Nacional Milheiras Cortiço, que não pôde estar presente, mas recebeu o prémios o seu filho Simão Cortiço. Estes dois homens estão na historia da columbofilia de Setúbal, por esse facto também esta nomeação por parte da Associação Distrital, o pai registou os primeiros estatutos e o filho os segundos, pelos quais ainda se conduzem os destinos da columbofilia nesta região, muito fizeram os dois em prol dos columbófilos de Setúbal. Parabéns a esta família.
Resultados na exposição:
Sport Velocidade:
9º Sol Nascente
20º Sol Nascente
Sport Meio Fundo
19º Demónios com Asas
21º Sol Nascente
24º Asas da Tapada
Sport Fundo
5º Alexandre & galego
13º Sol nascente
33º Voadores da Caniceira
Sport Absoluto
4º Sol Nascente
16º Sol Nascente
20º Voadores Casal do Poço
Sport Maratona
5º Sol Nascente
9º Sol Nascente
21º Eloi Fernandes
Yearlings
12º Fernando Beja
24º José Candeias
26º Voadores Da Caniceira
Standard
Machos Olímpicos
32º Correia, Amílcar e Júlio
Fêmeas Olímpicas
27º Demónios com Asas
38º Correia, Amílcar e Júlio
Livre Machos
19º Demónios com Asas
25º Carlos Silva
34º Voadores Da Caniceira
36º Vítor Silva
Livres Fêmeas
35º Carlos Silva
41º Anibal Madeira
48º 4 Asas
Borrachos Machos
25º João Ventura
33º João Ventura
38º João Ventura
39º João Ventura
40º Diogo Calado
Borrachos Fêmeas
22º João Ventura
32º João Ventura
39º João ventura
40º João ventura
Helder Galveia
Deixe uma Resposta