Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

João Paulo Valente – Presidente da direcção da ACD Portalegre

A actual Direcção da ACDPortalegre da qual sou Presidente deste Janeiro de 2016, tomou posse em condições no mínimo estranha. Pois tendo a Federação Portuguesa de Columbófilia, exigido à anterior Direcção da ACDPortalegre a marcação de eleições o quanto antes, a anterior Direcção optou por pedir a demissão em bloco, deixando desta forma e a menos de 1 mês do início da campanha todos os Columbófilos do Distrito de Portalegre em risco de não enviarem pombos em 2016.

Deste modo a actual Direcção recebeu uma Associação completamente fragilizada, que havia sido em 2015 desclassificada de todos os campeonatos Nacionais pela Federação por incumprimento do Regulamento Desportivo, e onde se teria inclusive sagrado Campeã Nacional de Fundo dos Valências através do Campeão de Fundo do Distrito Pedro Barradas, estando inclusive proibida de entregar os prémios referentes à Campanha 2015.

Em termos financeiros apesar de a Associação possuir uma conta a prazo que nos dava algumas garantias, a conta à ordem não correspondia ao Balancete que tinha sido apresentado em Outubro de 2015, de tal forma que quando começamos a nossa caminhada, o saldo da conta à ordem não chegava para cobrir as despesas relacionadas com o Camião da Associação que se encontrava na oficina.

Assim pretendemos então fazer de 2016 um ano de viragem, um ano em que a intenção seria defender pombos e columbófilos de todas as Sociedades do Distrito, e penso que conseguimos apesar de a muito custo levar avante as nossas intenções.

O estado lastimável em que se encontrava a nossa viatura de transporte era tal, que os Motoristas fizeram as primeiras provas da Campanha sempre de coração nas mãos e sem a garantia de conseguir que as viagens tivessem sucesso. Assim encetamos desde logo contactos para aquisição de novo Camião, que devido a todos os processos burocráticos só se estreou nos finais do mês de Abril, e em boa hora aconteceu, pois a nossa velha Amarela avariou nos primeiros 50kms após ter sido entregue a novo dono, também tivemos alguma sorte pode assim dizer-se nesse ponto.

A Nível desportivo, 2016 foi um ano bastante positivo, a ACDPortalegre sagra-se Campeã Nacional dos Valências 2016 através do Campeão Asas de Tolosa, tendo conseguido também o título de Vice-Campeã Nacional através da Dupla de Campeões do Crato Caldeira & Morais, foram 13 os Columbófilos do Distrito de Portalegre que se classificaram nos 20 Primeiros a Nível Nacional, em termos de pombos não deixou de ser melhor com o 1º e 3º de Caldeira & Morais e Asas de Tolosa respectivamente e ainda com 11 pombos nos 20 primeiros a Nível Nacional.

A Campanha de 2016 correu sem grandes sobressaltos, apesar de novatos nessas andanças, os membros da Direcção e Conselho Técnico conseguiram que a campanha corresse da melhor forma possível.

Por fim em 2016, realizamos em Campo Maior com o apoio da Sociedade Columbófila Campomaiorense e do Município de Campo Maior a Exposição Distrital da ACDPortalegre 2016, algo que já não ocorria à uns anos a essa parte, que foi composta também por um colóquio sobre a Columbofilia doSéculo XXI, e que contou com a presença do Coordenador Desportivo da Federação Portuguesa de Columbofilia Almerindo Mota, com o Médico Veterinário da Federação José Luís Cruz e com o Meteorologista da Federação Capitão Garrido, que correu lindamente e foi bastante interessante.

Realizamos a Gala de entrega de Prémios das Campanhas 2015 (após corrigirmos as classificações de acordo com o regulamento, como exigido pela Federação) e 2016, que contou com a presença de quase uma centena de presentes, com um jantar oferecido a todos os Associados, com um espectáculo de fados à mistura, fazendo da noite de 17 de Dezembro de 2016, uma noite a recordar e a repetir.

Para 2017 aceitamos desde já e em conjunto com as Associação de Beja, Évora e Setúbal participar nesse projecto da realização do um Jornal Columbofilia Online, onde pretendemos dar a conhecer ao País e resto do Mundo a Columbofilia que se pratica no Distrito de Portalegre.
Para terminar em 2017 esperamos que os êxitos desportivos se voltem a repetir e desejamos a todos em Feliz 2017 com muitos Sucessos Columbófilos e acima de tudo que a palavra COLUMBOFILIA seja elevada ao máximo, sem esquecermos que saber perder é acima de tudo uma virtude apenas ao alcance dos MELHORES.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: