Tertúlia Columbófila – Sociedade Columbófila de Muge – 2024
Bom dia caríssimos amantes da columbofilia. Dia 20 de Janeiro de 2024, na sede social da Sociedade Columbófila de Muge realizou se a 9ª Tertúlia Columbófila, subordinada ao tema: “Columbofilia: Passado, Presente e Futuro”, tendo como palestrante os columbófilos, Joaquim Seabra e António Gouveia, do distrito de Lisboa, e Pedro Lopes como moderador.
Como é tradição, as tertúlias nesta casa são antecedidas de um jantar buffet, e assim permite o convívio, o reencontro de amigos, o conhecer novas pessoas, serve como quebra gelo e permite criar um ambiente mais informal e familiar entre todos.

Participaram no jantar 70 pessoas, de 6 distritos diferentes, e assistiram ao colóquio cerca de 80.
A Columbofilia na Vila de Muge teve o inicio da sua atividade desde Julho de 1932, integrada na Delegação do Centro de Portugal, o columbófilo que há memória dessa época é o Sr. Martins , que era administrador da Casa Cadaval. Posteriormente a partir de 9 de Março de 1954, já com a sua própria designação (Sociedade Columbófila de Muge) que consta do DIÁRIO DO GOVERNO III SÈRIE – Nº 62 de 15 DE MARÇO DE 1954.

A Câmara Municipal, fez-se representar pelas Sras. Vereadoras Helena Neves e Ana Elvira Lucas Calado, a Junta de Freguesia fez-se representar pelo seu Secretário, Jorge Borga e a Associação Columbófila do Distrito de Santarém fez-se representar por vários dirigentes entre os quais o seu presidente, António Gonçalves.

Palestrantes: Joaquim Seabra e António Gouveia, duas gerações distintas, dois campeões do distrito de Lisboa que rumaram a Muge para partilharem as suas visões da columbofilia. A columbofilia tradicional versus a columbofilia Moderna, pena que o serão passou rápido e não houve tempo para entrarmos em pormenores sobre o maneio de colónias,… ficámos muito pela raiz, muito ficou por dizer…

A senhora vereadora, não de alongou no seu discurso, mas teve oportunidade de agradecer à organização pela realização do evento e a todos os presentes que se deslocaram muitos de longe. Aproveitou para enfatizar a sua terra e parabenizar a direção da coletividade que tanto tem feito pela columbofilia e pela freguesia em geral.

Uma casa bem composta. O repasto estava ótimo e o ambiente foi realmente bastante acolhedor… este sucesso só é possível devido ao trabalho e empenho dos elementos que estão à frente da coletividade liderados pelo grande Vítor Lucas, que é um homem incansável na sua luta pela divulgação da columbofilia.

O moderador Pedro Lopes, um amigo de muitos anos da coletividade, permanentemente disponível para colaborar no planeamento, na preparação, execução e divulgação das iniciativas. Um homem que vive e respira columbofilia… um dos embaixadores da columbofilia Portuguesa. Esteve bem no seu papel.

A coletividade aproveitou o momento para entregar aos intervenientes uma lembrança da 9º Tertúlia de columbofilia

Apoios:
ACDSantarém, Mundo Columbófilo,
Câmara Municipal, Junta de Freguesia
Restaurante Seabra.
A direção agradece ao José Manuel Seabra/Restaurante Seabra, pela oferta da sopa. Para quem não sabe o “Zé Seabra” é presidente da Grupo Columbófilo de Vila Chã de Ourique, coletividade vizinha, e ao apoiar esta iniciativa demonstra a sua grandeza. “Sermos adversários não implica sermos inimigos, antes pelo contrário, podemos e devemos ser amigos e solidários. Exemplo de desportivismo do Zé Seabra”. Vítor Lucas

“A direção agradece também a todos os sócios que contribuíram para este evento com particular destaque para o José Alcobia, incansável, e ao Alfredo Rabita, que confecionou o nosso jantar. “Vítor Lucas

Esta coletividade tem tido um papel extraordinário na divulgação da columbofilia… faltam nos palavras para descrever a sua grandeza, vejamos… até ao dia de hoje e apenas estamos a falar nos mandatos de Vítor Lucas, 550 columbofilos já participaram em tertúlias columbófilas e 1700 crianças já foram envolvidas de forma direta em atividades columbófilas realizadas… é ou não é um feito notável e devia servir de exemplo… realmente quem faz as casas são as pessoas… este trabalho dá nos forças para continuar a trabalhar e para acreditarmos que ainda é possível. Parabéns… e já estamos a aguardar a 10ª Tertúlia.

Parabenizamos o Columbofilia Online, na pessoa do amigo Hélder Galveias, pela excepcional cobertura da nossa 9ª Tertúlia Columbófila e que para nós foi “a cereja no topo do bolo”, depois de uma grande azáfama. A vossa dedicação para transmitirem informações relevantes com clareza e em prol da Columbofila, sem qualquer tipo de contra partida, é admirável e merece ser registada e publicada. Mais um projecto privado a contribuir significativamente para a promoção da columbofilia, enriquecendo a experiência dos columbófilos leitores. Um trabalho exemplar que merece reconhecimento e ao qual a SCMuge, num ano especial para nós, fica agradecida de coração. Parabéns!
GostarGostar