Melhor Borracho Distrital Geral ACD Setúbal 2019 – Asas da Charneca
Bom dia caros leitores. O columbofilia Online visitou esta semana a equipa: Asas da Charneca, formada por dois jovens, o Marcelo Durão e o Jorge Costa. O ano de 2019 foi um ano de sucesso para eles, tal como tem acontecido nos últimos anos. quer na colectividade da Charneca da Caparica onde encestam como na sua zona e no distrito de Setúbal. Para inicio de entrevista e logo que chegámos ao local, conhecemos as mais recentes instalações que ainda estão em construção, manuseámos alguns dos pombos que se destacaram no pombal de voadores e só depois começámos a fotografar as várias secções e os pombos, por último deslocámos aos reprodutores e ai passámos largos minutos apreciando uma panóplia de pombos de elevada qualidade, um conjunto de pombos na sua maioria jovens e que já deram provas de passarem os seus melhores genes ás novas gerações
Frontaria dos Pombais de Competição
Esta dupla formou-se recentemente… ambos tinham pombos já fazia alguns anos, o Jorge já competia neste mesmo local, embora num pombal mais reduzido e o Marcelo tinha pombos em sua casa, bem como num projecto chamado Casal do Monte, mas havia chegado um momento que, ou desistia ou entrava numa aventura ambiciosa, enquanto o Marcelo não estava com capacidade para se expandir sozinho… Resolveram unir esforços. Quem faz as lides diária é o Jorge, sendo que o Marcelo dá o apoio necessário desde a logística a qualquer afazer para olear o processo. Curioso e que valoriza todo e qualquer resultado obtido por estes jovens é o facto do Jorge não ter horário para entrar ao trabalho, varia diariamente e semanalmente, o que quer dizer que hoje os pombos treinam de manha, no dia seguinte treinam ao almoço e no dia seguinte podem estar a treinar à tarde, a alimentação é apenas feita em uma única toma diária. Agora caríssimos leitores… olhemos para os nossos pombais e para a preparação dos nossos atletas…diziam os columbófilos antigos que os machos tinham de treinar sempre no mesmo horário… se começavam 10 minutos depois do nascer do sol essa condição mantinha-se semana após semana…e estes rapazes o que dizer deste treino? pois é… é muito complicado e como é possível ganhar com estas condições?…o que é certo é que ganham… dizem os mais próximos e alguns dos concorrentes da colectividade da Charneca que os Homens têm mãos e um dom especial para a columbofilia…só pode…
A nossa visita desta vez teve como principal motivo a divulgação do melhor borracho no campeonato Geral em 2019 no distrito… conhecido por “Papa Mosquitos”:
“Papa Mosquitos”
Melhor Borracho Campeonato Geral distrital 2019
Melhor Borracho Sector 3
4º melhor Pombo Campeonato Geral Distrital
2º Melhor Pombo Distrital Sector 3
U.C. Charneca da Caparica – 2019
Anilha Ouro Borrachos
Anilha Ouro Velocidade – Machos
Anilha Ouro Geral – Machos
Anilha Prata Fundo
Anilha Bronze MF – Machos
Secção Machos II
Campeonato Borrachos 2019
1 | 8493878/18 | 59494 | ASAS DA CHARNECA | 4242 |
2 | 8053683/18 | 59495 | PAIVAS, DANIEL E OS BRAVOS | 3471 |
3 | 8493855/18 | 59494 | ASAS DA CHARNECA | 3073 |
4 | 8045908/18 | 28644 | CARLOS MIGUEL RAMOS R SANTOS | 3000 |
5 | 8053768/18 | 11157 | ARTUR MANUEL LOPES DIAS | 2893 |
Pai do “Papa Mosquitos”
É um macho da equipa JAC, também da Charneca da Caparica, um pombo oferecido ao Jorge, numa altura que eles estavam a iniciar uma pausa na columbofilia, é um filho do grande pombo, o “32 JAC”. Quando este macho foi introduzido, foi acasalado com uma pomba dos Simons \ Armidos antigos, deste cruzamento nasceram 3 fêmeas muito boas voadoras, o que deu excelentes indicações, entretanto a mãe delas é vendida e o pombo JAC recebe uma irmã da pomba cedida… e daqui, deste novo casal, nasce o “Papa Mosquitos”
Secção Fêmeas Velocidade e Meio Fundo
Mãe do “Papa Mosquitos”
A mãe do “Papa mosquitos é uma Simon \ Armindo, filha de um Armindo comprado no leilão anual da colectividade da Charneca, vindo da casa da equipa: “Os Flexas” de Lisboa e de uma Simon, que é uma linha de pombos cultivada nestas instalações há muitos anos… são pombos que chegaram através de Guilherme Paulino.
A equipa de reprodução para alem deste grande casal, dos seus filhos e netos já a reproduzirem bem, também assenta nos pombos “Gaby”. Em 2010 Carlos Cordeiro ofereceu ao Jorge Costa 4 pombos, foram duas fêmeas “Janssen” e dois machos “Gabys”, um deles é uma das grandes bases, já pai de vários campeões inclusive distritais e com excelentes prestações no campeonato nacional… este pombo tinha chegado ao “Grande” Carlos Cordeiro, pela mão de José Claudino de Évora, da linha do “Wuitenbuik”. Depois chegaram os “Janssens” de César Timóteo, pela porta de Ângelo Correia. Alguns pombos de Victor Ricardo de Almada…mais alguns exemplares ainda da linha do “Palma” da Charneca… pombos de Rui Coelho… neste momento apertaram todos estes sangues em consanguinidade e estão a abrir novamente com algumas introduções dos pombos da moda, que ainda estão a ser testados.
Pombal de Chegada
Anualmente são feitos cerca de 50 casais, de onde são escolhidos 120… a escolha é feita pela caixa e nunca à mão. Tiram muitos para poderem aproveitar alguns. Quando o Columbofilia Online começou a acompanhar o distrito de Setúbal, anualmente ouvíamos falar de pombos nascidos no humilde pombal do Jorge, um rapaz que vive do seu trabalho, com horários difíceis mas em nada o impediram de época atrás de época colocar sempre atletas nas primeiras posições… sabemos que grandes columbófilos de vários distritos têm adquirido alguns destes pombos que têm feito a diferença quando entram nas novas instalações… todos estes factos deixavam-nos curiosos para conhecer os columbófilos e os seus pombos…
Corredor frontal de entrada
A nossa expectativa não saiu defraudada, pelo contrario, fomos ao encontro de um conjunto de pombos de enorme qualidade, pombos robustos, com uma saúde impecável. Conseguiram manter em consanguinidade os melhores ao longo dos anos, com introduções pontuais e apenas cirúrgicas até porque o dinheiro está “caro”. Pela nossa observação e tendo em conta a jovialidade dos reprodutores estão capacitados para vários anos sem grandes preocupações… assim não se deixem descapitalizar.
Caros amigos, o Marcelo Durão e o Jorge Costa são como se diz agora no discurso dos mais jovens…”uma boa onda”… gostámos muito de os visitar, um encontro tranquilo, sem pressa, bom ambiente e uma partilha aberta sobre columbofilia… imaginem que os homens abriram a farmácia… para podermos andar ali a “espiolhar”… material a serio…
Desejamos a maior sorte do mundo a estes jovens… que o futuro seja risonho e que as contrariedades sejam sempre suplantadas pelas alegrias… um bem haja pela vossa simpatia e amizade…até breve… áhhhh e parabéns … mais um titulo ao mais alto nível distrital…
Em primeiro lugar, os parabéns pelo existo, por segundo, pela união de esforços deste dois amigos, em prol do desporto que abraçaram e ao qual dedicam todo o seu tempo livre.
É bom saber que esta juventude está presente para dar continuidade ao nosso desporto envelhecido.
Pelo exposto na reportagem, tem um suporte na retaguarda de qualidade que garantem o presente e o futuro, vou ficar atento aguardar pelos V/exitos força companheiros!
Saudações columbofilas
GostarGostar
Já os Gabys que saíram de minha casa não prestam 😉
GostarGostar