Exposição Distrital Columbofilia – ACD Évora
Dias 21 e 22 de Dezembro de 2018 a Associação Columbófila do Distrito de Évora realizou a sua exposição distrital. O evento decorreu no Pavilhão Multiusos em Monte Trigo e teve a colaboração estreita da colectividade Padre Manuel Lima. Os pombos foram recebidos na sexta feira a partir das 20h30, foram classificados durante a manhã de sábado e entregues aos proprietários no final da noite de sábado.

A abertura oficial da exposição aconteceu sensivelmente pelas 15h00. Começaram desde logo a circular os primeiros visitantes que se foram acumulando ao longo da tarde.

A casa Galrão fez questão de estar presente, levando até ao Alentejo interior, rações, suplementos e acessórios.

Uma casa com Historia… na columbofilia Portuguesa

Equipa de juízes Classificadores… todos eles de Santarém
Sem duvida uma equipa rodada, experiente e que é sempre um prazer rever, e encontrar, trocar algumas ideias… e aprender com tanta experiência que este grupo transporta onde vai. Obrigado pela vossa simpatia com o columbofilia Online. É tempo de valorizarmos o esforço imenso que estes homens fazem desde há muitos anos a esta parte para que as exposições tenham sucesso.

Uma sala ampla que reúne todas as condições para a realização de uma Exposição Distrital

Mesa de Troféus para os melhores da exposição 2018

Sport Yearlings
1º Paulo & André

Pódio Sport Yearlings

Sport Velocidade
1º NR SAD

Pódio Sport Velocidade

Sport MeioFundo
1º Team Gold

Pódio Sport Meio Fundo

Sport Fundo
1º José Carlos Miguens

Pódio Sport Fundo

Sport Absoluto
1º Voadores Quinta Mira

Pódio Sport Absoluto

Sport Adultos
1º NR SAD

A sala começa a compor-se… até porque durante a tarde decorreu um colóquio veterinário e os columbófilos do distrito de Évora deslocaram se por um lado para ver a Exposição, assistir ao colóquio e por outro à noite decorreu a gala de entrega de prémios dos campeonatos distritais… mas esse assunto será reportado de seguida… hoje ficamos pela exposição. Vamos começar a noticiar os campeões…

Standart – Borrachos Fêmeas
1º João Tavares



Standart Borrachos Machos, Livres Fêmeas, Livres Machos
1º Asas Estremoz ST





Standart Olímpico Fêmeas
1º João Serra



Standart Olímpico machos
1º Fernando Fernandes



Rui Fortunato, Médico Veterinário
O Dr Rui trazia a lição bem preparada, depois das apresentações iniciou uma palestra não muito longa que incidiu particularmente no maneio saudável da colónia, procedimentos correctos e incorrectos a ter com as equipas de competição. Até aqui tudo normal… a novidade foi a colocação durante o dia inteiro de uma caixa de perguntas surpresas que estava instalada junto dos pombos expostos e cada columbófilo… podia escrever num papel as perguntas que entendesse… colocava na caixa e aquando da chegada do médico, depois da sua intervenção programada responderia a todas e assim foi.

Este foi o momento mais interactivo, por um lado todos já estavam ambientados e por outro os temas foram mais ao encontro das expectativas do publico… houve perguntas caricatas, falou se muito de antibióticos, vacinas homologadas e não homologadas, doenças em especial da salmonelose… enfim um momento bastante agradável.

A direção da ACD Évora e a direção da Colectividade Padre Manuel Lima, estão de parabéns, trabalharam bastante, todos mostraram que estavam empenhados em fazer e fazer bem. O grupo que conduz os destinos por estas paragens respira trabalho…e quando assim é, as coisas acontecem. Estão rodeados de bons amigos, nomeadamente a Associação de Beja, bem como a de Setúbal estiveram muito bem representadas, e aproveitaram o momento para avançarem nas parcerias estratégicas que todos devemos ter para aproveitar os recursos mútuos e fazer este nosso desporto para alem de uma actividade familiar na casa de cada columbófilo…fazer também esta ponte entre os dirigentes nacionais. Quem semeia ventos …colhe tempestades…quem semeia o bem… viverá dentro dele… a politica tem de ser de agregação e não de oposição. Caros leitores parece uma conversa despropositada, mas não é, no nosso pais muitas vezes andamos a receber palmadinhas nas costas de incentivo e depois puxadas de tapete de seguida… verdade ou mentira?… quando pessoas dessas estão à frente dos destinos da columbofilia seja em esfera for… apenas nos estão a atrasar na evolução… quando todos percebermos que temos de remar verdadeiramente para o mesmo lado…ai vamos evoluir…enquanto isso não for uma realidade só vejo um caminho… juntarmos aos nossos vizinhos, estabelecer parcerias de mutua conveniência e trabalhar em equipa. Um bem aja para todos e bom ano de 2019.
clique aqui para ver as entrevistas
Francisco Ramalho, Luis Pepe, Quim Naito

Deixe um comentário