Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

ACD Lisboa continua a fazer uma revolução…

Após ser aprovado em Assembleia Geral da ACDL por esmagadora maioria das Coletividades a elaboração de um Referendo sobre as soltas das Especialidades de Velocidade e Meio Fundo, e igualmente aprovado o Regulamento que regula o Referendo, a Direção e o Conselho Desportivo da ACDL tornou publico os resultados do Referendo. Os membros dos Órgãos Sociais da ACDL deslocaramse às 35 coletividades ativas na campanha de 2018 e elaboraram votações na entrega dos aparelhos de uma prova.Cada Zona votou no mesmo dia, e os votos nas 35 Coletividades foram contados após encerrarem as votações dos columbófilos, e foram contabilizados na presença do membro dos Órgãos Sociais da ACDL e de um membro dos Órgãos Sociais de cada uma das coletividades, que assinaram e carimbaram um relatório após a referida contabilidade dos votos.
joao Morais
Este método e todas estas deslocações fizeram com que a percentagem de adesão ao Referendo fosse massiva, mais de dois terços dos Columbófilos Lisboetas exerceram o seu direito de voto, algo que se fosse em urnas espalhadas pelo Distrito teríamos com certeza mais de 50% de abstenção, como no passado recente se verificou. Depois de constatar os resultados do Referendo a ACDL visitou locais de solta em Portugal e em Espanha, na procura de locais com melhores condições possíveis para a realização das diversas soltas necessárias para cumprir com os resultados do Referendo, assim foi elaborado um levantamento de alguns novos locais de solta de Treino, Velocidade e Meio Fundo, com fotos, vídeos, coordenadas, condições de acesso das Galeras aos referidos locais etc, que foi devidamente enviado à FPC. Em seguida foram elaborados os calendários de acordo com a vontade expressa dos Columbófilos Lisboetas, refletida no Referendo de soltas das Especialidades de Velocidade e Meio Fundo. Na elaboração dos calendários a ACDL foi 100% cumpridora daquilo que foi os resultados democraticamente expressos pelos Columbófilos no Referendo, e de acordo com o Regulamento do Referendo, ambos devidamente aprovados em Assembleia Geral da ACDL pela esmagadora maioria das Coletividades. Os Calendários elaborados pela ACDL, foram devidamente enviados para a FPC, dentro dos prazos determinados, ao qual a ACDL aguarda a devida autorização das Entidades Espanholas, sendo por isso e até então, Calendários provisórios.
20180310010416_mapa_do_distrito-lisboa

 

 

Culturalmente, no Distrito de Lisboa há muito que se fala entre os Columbófilos em 2 Linhas de voo, Leste e Nordeste, a ACDL desmistifica essa errada ideia que está enraizada e colocou em aprovação em Assembleia Geral para posteriori votação 3 linhas de voo, consideradas completamente distintas, primeiramente porque existem pontos cardeais, colaterais e subcolaterais para pontear diferentes linhas de orientação, e não podemos nem devemos chamar um nome diferente daquele que efectivamente o é.
Considera a ACDL que:


» A linha de voo de Cáceres/Talavera encontra-se sensivelmente entre o ponto Cardeal Leste e o ponto Subcolateral Leste-Nordeste (denominamos no Referendo por Leste).


» A linha de voo de Sabugal/Salamanca encontra-se sensivelmente no ponto Colateral
Nordeste (denominamos no Referendo por Nordeste)


» A linha de voo de Satão/Bragança encontra-se sensivelmente no ponto subcolateral NorteNordeste (denominamos no Referendo de Norte-Nordeste)

29420

RELATÓRIO SOBRE RESULTADOS DO REFERENDO PARA AS SOLTAS ACDL 2019/2021
ESPECIALIDADES DE VELOCIDADE E MEIO FUNDO e RESPECTIVO CALENDÁRIO

Além desta consideração primaria e bem visível, é do conhecimento geral de todos os Columbófilos do Distrito, que a temática da verdade desportiva no distrito de Lisboa é vista de forma diferente pelos columbófilos Lisboetas, o distrito de Lisboa tem principalmente a bacia hidrográfica do Rio Tejo que conduz a orientação dos pombos na chegada ao Distrito de Lisboa, e a largura, e o cumprimento do Distrito, as suas diversas Serras, a aglomeração de coletividades e de columbófilos no Distrito, leva à necessidade de elaboração de Zoneamentos racionais para uma mais justa competição, e entre estas Zonas difere completamente a forma de os Columbófilos verem a verdade desportiva. Muitos dos Columbófilos expressam há muito tempo o desejo de voar a linha de voo de Cáceres/Talavera (Leste), outros desejam voar da linha de voo de Sabugal/Salamanca (Nordeste), outros desejam voar ainda mais para Norte, mais precisamente na linha de Satão/Bragança (Norte-Nordeste) Entre estes ainda existem muitos columbófilos que desejam iniciar num quadrante e subir para outro quadrante mais para Norte durante a campanha Desportiva. Por todas estas considerações e sensibilidades e por ser objetivo dos Órgãos Sociais da ACDL liderar os destinos de Lisboa durante o seu mandato, de acordo com a vontade da maioria dos seus Associados e Columbófilos praticantes, a ACDL propôs aprovar em Assembleia Geral a possibilidade de efetuar um referendo direto a cada Columbófilo, onde cada Columbófilo exprima democraticamente a sua livre intenção sobre a autonomia desportiva de solta por Zona, ou não, e que o resultado deste referendo seja vinculativo para o resto do quadriénio em que os Órgãos Sociais estão eleitos, ou seja, para as épocas desportivas 2019, 2020 e 2021, com o objetivo claro que deste referendo saia um projeto desportivo a 3 anos aprovado pela maioria dos Columbófilos Lisboetas, algo que nos últimos 15 anos Lisboa nunca teve.

calendalio lisboa 2019Das 630 equipas inscritas para a campanha 2018 nas 35 coletividades filiadas que exerceram a campanha desportiva, 41 equipas eram equipas “B” ou equipas inscritas em doublagem, e 589 equipas eram equipas “A” e estavam aptas para exercer o seu direito de voto. Destas 589 equipas aptas, 473 equipas exerceram o seu direito de voto, representando uma adesão ao Referendo de 80,31%, contra 19,69% de abstenção, resultado bastante significante e revelador. Das 473 equipas concorrentes que exerceram o seu direito de voto, foram contabilizados 4 votos em branco e 1 voto nulo, sendo que foram contabilizados 468 votos expressos validos. Dos 468 votos expressos validos contabilizados no Ponto 1) do Referendo, 346 votos preferem solta separada e 122 votos preferem solta conjunta, significa que a opção solta separada obteve 73,93% dos votos. A votação expressa uma maioria absoluta no que diz respeito à vontade dos Columbófilos Lisboetas em efetuarem soltas separadas nas Especialidades de Velocidade e Meio Fundo.
O Ponto 4) do Regulamento do Referendo está assim resolvido com a obtenção da maioria absoluta conquistada pela opção Solta Separada. Citamos o ponto 4) do Regulamento do Referendo;

“ 4. No ponto 1) a ACDL só tomará a decisão de separar o distrito em soltas distintas caso esta decisão seja votada a favor por mais de 50% de votos expressos, ou seja por uma maioria absoluta do distrito, (votação contabilizada pelo somatório dos votos das três zonas), e a acontecer, o modelo de solta em separado para as três zonas será efetuado para o resto do mandato dos Órgãos Sociais eleitos, ou seja, épocas 2019, 2020 e 2021. “

Caros leitores a revolução continua em Lisboa…durante os próximos anos da vigência do mandato da actual direção teremos, 3 zonas distintas, com soltas de velocidade e meio fundo separadas e cada zona fará o seu calendário diferente das outras. Esta decisões estão apoiadas nas votações e opiniões na maioria dos columbofilos Lisboetas. No fundo a solta é única para o distrito e em dois desses fundos, a consultar no calendário, será efectuado um campeonato em conjunto com o distrito de Setúbal a par com o já esperado campeonato distrital de Lisboa.

destaque revolução acdl 2018

1 Comment on ACD Lisboa continua a fazer uma revolução…

  1. Muito bem Morais e a sua equipa chama-se a isso pôr em prática a democracia , os meus parabéns.

    Rogério Ricardo

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: