Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Rodrigo Matos – Santiago do Cacém

O primeiro contacto com pombos correio que o Rodrigo Matos teve foi sensivelmente no inicio dos anos 90, através de um primo que vivia em Messejana. Em 1996 e 1997 começa a fazer a sua primeira equipa de pombos com o intuito de finalmente em 1998 iniciar a pratica columbófila. Tal não se verificou, os estudos e o Futebol nesta altura da sua vida estavam à frente de tudo mais. Mas caros leitores esta bicho ao morder, não larga, parecem os dentes do Pit Bull, com a chegada de um amigo a S. Domingos, localidade onde reside, vindo de Lisboa e também ele columbófilo, as conversas batiam sempre na mesma tecla e todo o entusiasmo volta. Resolve experimentar e fazer um pombal. Sua esposa que era amiga da esposa de Nelson Baptista, faz o primeiro contacto, o Nelson para quem não conhece, e gosta de pombos, devia conhecer, sabemos que é um”doente” sem volta a dar…que bela doença. Este começa um périplo pelos seus amigos mais próximos e rapidamente os primeiros pombos chegam ao novo pombal. Juntam se a estes pombos alguns atletas de dois velhotes que concorriam em Alvalade e desistiram da columbofilia e assim começa esta aventura pela columbofilia, decorria o ano de 2014.

Vista Geral dos Pombais de Competição

IMG_9188

O sistema de competição é adaptado à sua vida tendo em conta alguma ajuda que a mãe lhe possa dar, soltando os pombos para os treinos diários. Os pombos passam o dia separados, voam separados e passam a noite juntos, até as refeições são feitas em conjunto, embora esta questão esteja a ser equacionado por forma a permitir uma alimentação mais tranquila.

4397180

 

Faz semanalmente um treino em linha, por norma à quinta feira, e nesse dia permite aos pombos irem aos ninhos durante alguns minutos, depois voltam a ser fechados e os atletas recebem novamente os poleiros. No dia de concurso têm liberdade de ir aos ninhos durante quase todo o dia. Ainda sobre os treinos que faz durante a semana, este é realizado com o intuito de dar ritmo competitivo, mas também em alguns casos corrigir as rotas de viagem dos seus pombos. Está situado numa ponta do distrito de Setúbal e se houver um deslize de rota, será sinonimo de piores resultados. Conta que um dos seus melhores pombos depois de fazer alguns treinos individuais passou a encontrar caminhos mais directos para casa e deixou de ser um pombo com alguma qualidade, para passar a ser um excelente pombo.

Interior do Pombal de Borrachos

IMG_9191

Na altura da muda, que é vista nestas paragens como sendo composta por dois momentos, sendo que no primeiro, os pombos estão todos juntos, neste caso os adultos, criam um borracho e só no segundo momento é que são separados e ai fazem a grande muda.. Os borrachos de ano têm um espaço só para eles durante toda a muda, sendo que a partir do momento que começa a competição ou a pré época esse local vai ser ocupado também pelas fêmeas adultas, e os borrachos machos saltam dai e vêm para o pombal dos machos adultos.

5412193

As principais linhas de pombos cultivados em S. Domingos no pombal do Rodrigo, são de Fernando Fernandes, nomeadamente dos seus azuis, dos Sandocans, Belgas do Xico e Eloys, com grande representação tambem no pombal de reprodutores encontramos pombos de Luis Filipe: os Janssen \ Van Morsel e os Holandeses de Manuel Teixeira de Beja tambem via Luís Filipe tambem. Todas estas linhas de pombos chegam à sua casa através de Nelson Baptista que fez a ponte entre todos e que acaba por ser o seu Conselheiro semanal.

Secção de Machos no Poleiro

IMG_9199

Tal como tantos outros, ou como a maioria, dizendo melhor, o Rodrigo Matos deixou se morder pelo bichinho do pombo correio, quando começou a assistir a chegada de pombos. Tinha um primo na Aldeia de Messejana, que tinha pombos e aquando da deslocação da sua família até essa localidade em visita familiar, ele ficava ali no quintal do primo e começou a ter contacto com uma nova realidade, a columbofilia, teve a oportunidade de ouvir falar, assistir à chegada de pombos de concurso, em outras ocasiões assistiu a encestamentos e ficou “mordido” desde essa altura que era menino de idade.

O ” Xangai” – um craque com 2 x 1º distrital e uma vez 2º distrital

4208870

Ninhos Voadores

Durante a campanha desportiva e durante a semana estão fechados estes ninhos, só são abertos nas chegadas dos concursos e treinos. Agora no inicio do defeso, são aproveitados para os melhores voadores criarem a nova descendência, após este período são novamente fechados e colocados poleiros nas suas frentes, para os machos recuperarem forças e fazerem uma muda da pena sem stress.

IMG_9194

2015 – Primeiro ano só com borrachos

8º lugar na geral 

8º lugar na velocidade 

7º lugar no M. Fundo

5412183

2016

1º Geral 

1º Velocidade 

1º M. Fundo

1º Fundo

Asa ouro geral- pombo macho 4448752/2014

Asa bronze geral- pombo fêmea 4207424/2014

Anilha ouro velocidade- pombo macho 4448752/2014

Anilha bronze M. Fundo- pombo macho 5412164/2015

Anilha ouro fundo- pombo fêmea 4207424/2014

Anilha prata fundo- pombo fêmea 4207423/2014

Melhor colónia

Interior do Pombal Machos

IMG_9208

2017

1º Geral

2º Velocidade

1º M. Fundo

1º Fundo

Asa ouro geral- pombo macho 4208870/2014

Asa bronze geral- pombo fêmea 5412183/2015

Anilha prata velocidade- pombo macho 4208870/2014

Anilha prata M. Fundo- pombo macho 4208870/2014

Anilha ouro fundo- pombo fêmea 4207423/2014

Anilha prata fundo- pombo fêmea 4397180/2014

Uma prancha de entrada que permite de uma única vez, todos os pombos pousarem após os treinos diários

IMG_9189

O Rodrigo, fez alguns bons amigos que o têm ajudado verdadeiramente neste arranque fulgurante, e quando falámos em agradecimentos especiais nomeou Luís Filipe de Beja, Nelson Baptista e Fernando Fernandes, também fez referência aos columbofilos locais que o ajudaram nos primeiros passos, nomeadamente Manuel Rosa que lhe ofertou 2 borrachos que fizeram toda a diferença quando entraram no seu pombal, um deles ganhou mesmo uma anilha de ouro.

Cerca de 15 casais de reprodutores fazem a alimentação do pombal de competição

Pombal de Reprodutores

IMG_9184

Caros leitores a uma determinada altura da visita a este amigo de S. Domingos dizia ele: “estranhei o telefonema da sua parte, tantos columbofilos campeões e vem visitar me a mim”…ao qual retorqui, sim nós visitamos os verdadeiros columbofilos campeões, não conseguimos é ir a todos infelizmente, em primeiro lugar todos nós merecemos ser reconhecidos pelo nosso esforço, mas acima de tudo o Rodrigo é um verdadeiro campeão e passo a explicar a minha ideia: muitos columbofilos passam uma vida inteira em busca de um titulo e ele nunca chega, outros falam dos seus tempos áureos que foram na altura que venceram um campeonato absoluto na sua colectividade, e o Rodrigo em 3 anos disputa, ganha e esteve na frente do distrito durante algum tempo, não fosse o último MF e a festa tinha sido em grande. Aqui sim encontramos um verdadeiro campeão. Parabéns pelos resultados, obrigado pela amabilidade, simplicidade e humildade. Um conselho aqui em publico mas que apenas nós percebemos, o quadro de reprodutores que está em S. André tem de deixar uma fornada de borrachos, que nunca sairão de casa, e passarão directamente à reprodução, e vão dar pombos superiores aos que estão neste momento a engrossar o pombal de voadores. Não nos vamos alongar mais, boa muda, bom defeso e uma excelente campanha de 2018.

 

1 Comment on Rodrigo Matos – Santiago do Cacém

  1. Francisco António Patinha de Sousa // 31 31UTC Agosto 31UTC 2017 às 10:29 // Responder

    Parabéns campeão. Apoiaste-te nas gentes de Santa Vitória, que também é a minha Terra. Boa gente amigos dos seus amigos e como meus amigos que são, podes passar por cá, porque certamente não irás de mãos a abanar. Abraço.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: