Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Pedro Pereira – Odemira – Beja

Pedro Pereira, columbófilo há 10 anos. Em criança teve o seu primeiro contacto com a columbofilia e chegou a competir alguns anos. Esta historia começou quando foi assistir a uma largada de pombos, aquele espectáculo marcou a sua vida para sempre. Começou a ficar intrigado e a procurar columbófilos…começou a visitar pombais, a participar em algumas tertúlias columbófilas e de repente tinha tomado a decisão de se iniciar na columbofilia. Por motivos de força maior, viu se obrigado a parar, mas o “bichinho” estava já lá dentro e eis que voltou e ainda bem que o fez. Hoje em dia tem as suas instalações numa aldeia columbófila. Uma equipa recente, com 3 campanhas feitas nas novas instalações, e conseguiu 2X ser Campeão geral e 3 anos Campeão de fundo.

Pombal de Voo

IMG_1820

Em 2016

  • Campeão Geral

  • Campeão Fundo

  • Melhor colónia

  • 2º de Velocidade e meio Fundo

Pombo com 10 Marcações em 2016 e este ano já está em 1º de Meio Fundo e 6º no campeonato Geral

4205 Nobre

Odemira chegou a ter 40 columbófilos, os terraços das casas, eram ocupados com  pombais. Hoje em dia restam apenas alguns. Há muitos anos o pai do Pedro, Vítor Pereira cedeu um espaço, onde qualquer columbófilo interessado podia ai construir as suas instalações…e chegaram a ser 20 pombais no activo. Nestes tempos relata o Pedro: “O convívio era diferente…era uma columbofilia cheia de vida, alegria, boas disposição… hoje em dia perdeu se tudo isso… ficamos resumidos praticamente à competição… salvo algumas excepções…”

Vista Geral do corredor Frontal dos pombais de Voo

IMG_1824

As principais linhas de pombos cultivadas são os Belguitas do Galrão, ainda dos primeiros que saiam da casa deste campeão, Mikey Mouse oferecidos pelo seu amigo Fora D´Horas, o preto velho que tem feito uma geração de campeões, oriundo do pombal de José Ameixa, nomeadamente a surgirem sempre quando os concursos são muito duros, e por fim , mas não o menos importante a linha do velho Holandez dos mares, um pombo encontrado num navio e que há 40 anos faz historia por estas paragens.

Um dos melhores pombos da colónia: 1º, 2º, 3º… em 2016

Em 2017 já se encontra em 2º de Velocidade e 3º no Campeonato Geral…

O melhor Pombo em 2017… Linha da Campeã Nacional do Dr. José Luis Jacinto

 

69 bandido

O seu sistema é simples mas eficaz…olhando aos resultados. Possui dois pombais de reprodutores com cerca de 50 casais, depois nas divisões de voo, são duas secções para fêmeas e outras duas para machos, apenas separa os sexos, aquando da chegada dos concursos, e durante 1 dia ou 2, para descansarem do esforço, volta a juntar durante a semana, voam sempre juntos e mantém se juntos à chegada. Num futuro próximo, aquando do regresso a casa começam a ir aos ninhos, que  serão fechados no final desse mesmo dia. Nunca optou pela viuvez, pelo facto de estar numa aldeia columbófila, e seria uma utopia, tentar esse método.

Nota se perfeitamente no olhar…o carinho pelas suas fêmeas… acabadas de chegar de corrida…

IMG_1819

Pombo “Comboio”, outro Campeão: 11 Prémios em 2016:       1º, 2º…

Em 2017 já está em 2º MF e 2º no Campeonato Geral

Comboio Pedro Pereira

Um pombal espectacular… vista exterior, frontal…

pombal voadores pedro pereira

Anilha Prata Fundo 2016

3189 Pedro Pereira

Patins de Entrada

patins pedro pereira

Vista da Aldeia Columbófila de Odemira onde se encontra o Pombal de Pedro Pereira

IMG_1864

Mais uma perspectiva da Aldeia Columbófila de Odemira, onde podemos encontrar 10 pombais, que ali foram instalados em 2012

IMG_1863

Aldeia Columbófila de Odemira, os primeiro borrachos a sair á rua foram de 2013

IMG_1861

Uma vista privilegiada, ali mesmo juntinho ao Rio Mira – Odemira.

Inicialmente esta linda terra, com vistas deslumbrantes, tinha uma outra aldeia, mas os terrenos onde estava construída, foram utilizados pela Câmara Municipal, e ofertado novo local com construção paga.

IMG_1860

O amigo Pedro Pereira quando questionado sobre as pessoas que o têm ajudado ao longo do seu trajecto columbófilo, falou nos de António Coelho de castro verde , de quem tem alguns excelentes pombos, e referiu também António Galrão, uma figura mítica do nosso Desporto.

Que saudades já tinha de visitar esta zona do País…maravilha … ainda foram umas duas horas de viagem.. mas valeu a pena… gente boa… ar puro… e um dia muito bem passado… experiência a repetir. Obrigado pela excelente recepção e até breve…

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: