Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Jornadas de Columbofilia Online – Fernão Ferro 2024

O Jornal Columbofilia Online em parceria com a secção de columbofilia de URJFF em Fernão Ferro, organizou umas jornadas de columbofilia no dia 9 de Novembro 2024. O dia começou com um colóquio columbófilo e à tarde depois de uma maravilhosa feijoada à transmontana, teve lugar um leilão de borrachos e terminou o dia com castanha assada.

O colóquio iniciou pelas 11H00 e contou com a presença de Ricardo Severino da equipa Asas de Tolosa, Manuel Terra de Aveiro, Cândido Regal do Porto e foi moderado por Hélder Galveia. Foram apresentados vários temas e debatidos vários assuntos, nomeadamente Ricardo Severino abordou temas como a pré campanha, a campanha desportiva, treinos em linha durante a semana nomeadamente nos concursos de fundo, falou da sua experiência no controlo da doença dos borrachos e aflorou um pouco o seu esquema de tratamento. Foi uma palestra completamente despida de medos ou preconceitos, falou abertamente de todos os temas sem tabus e levantou uma grande salva de palmas quando terminou… foi um columbófilo igual a si mesmo, obrigado.

Numa casa completamente esgotada, a imagem não ilustra a correta afluência, uma vez que foi tirada já no fina dos trabalhos, mas com uma plateia cheia com os columbófilos bastante atentos e participativos. O modelo de apresentação este ano mudou um pouco, em anos anteriores apenas o moderador conduzia os trabalhos e fazia as perguntas, desta vez o publico teve um microfone e esteve bastante ativo, e ainda bem que assim foi.

Manuel Terra, uma das personalidade Portuguesas que fica na historia da columbofilia da nossa geração pelo seu percurso enquanto columbófilo e pelo seu trabalho em inúmeras colónias nacionais que passavam dificuldades e em parceria com este homem predestinado para a columbofilia saíram do marasmo e alcançaram grandes vitorias, muitos dos grandes casais conhecidos no Norte foram feitos por ele e foi um enorme privilegio ouvir as suas palavras. Dissertou sobre as características físicas e mentais que procura na seleção de pombos para competir, abordou vários temas à volta da condução de pombos de competição e sua seleção, explicou o processo que leva a cabo quando pega em cada equipa e foi respondendo de forma assertiva às varias questões da plateia.

Cândido Regal, presidente da Associação Columbófila do distrito do Porto e também na qualidade de columbófilo Campeão, na sua intervenção abordou o tema da teoria alar, falou bastante no olho do pombo, nas suas características para efeitos de competição e para efeitos reprodutivos. Dissertou sobre a teoria dos pombos centrais, os esquerdos e os direitos e a forma como os cruzar. Uma intervenção segura confortável vindo de alguém habituado aos grandes palcos. Antes de terminarem as suas intervenções multiplicaram se as perguntas e a plateia dava sinal de querer continuar, a cada pergunta o microfone passava pelos 3 oradores e cada um relatava a sua experiência ou dava simplesmente a sua opinião, mas a feijoada esperava por todos e havia chegado o momento do almoço.

Durante a manha os convidados foram recebidos com uns salgadinhos e moscatel tradicional de Setúbal, mas as mais de duas horas que passaram com as intervenções dos palestrantes deixaram os columbófilos com apetite e havia chegado a hora de sentarmos à mesa.

Já na sala do repasto podemos contar sentados à mesa mais de 140 pessoas. Foi realmente um dia em cheio para quem se deslocou a Fernão Ferro, pessoas desde o Algarve ao Porto rumaram ao distrito de Setúbal e saíram satisfeitos com a receção, muita partilha de conhecimento e experiência.

Depois da sobremesa e do café seguiu se um leilão de 30 borrachos. O Columbofilia Online pediu estes borrachos a grandes amadores com prestações ao mais nível e a ideia de não passar de 30 pombos foi concretizada. Muitas vezes fazem se leilões de 70\80 borrachos e não é sempre mas muitas vezes o ultimo terço a ser leiloado, já não conta com muitas compradores na sala e grandes pombos são em algumas vezes desvalorizados e assim com 30 todos têm o direito igual de poder brilhar e dar bom nome ao seu ofertante. A organização contou com o entusiasmo do senhor dos leilões, Quim Naito e esteve favorável… o gato preto como é conhecido na gíria, esteve mais uma vez em grande nível e Fernão Ferro só pode estar orgulhoso e agradecido.

O evento contou com grandes parceiro, sem eles tudo seria muito mais difícil, para além dos agradecimentos aos elementos da direção da secção columbófila de Fernão Ferro que trabalharam durante vários dias para estar tudo preparado, a Mónica que tratou do repasto e das bebidas e depois há a agradecer aos amigos que também disseram presente, Algarve Golden Race, Casa Galão. Versele Laga, Cherami, rações Vitória, CIC e Junta de freguesia de Fernão Ferro.

Uma palavra especial aos amigos que ajudaram na recolha dos pombos, Hugo Cruz, Camacho da equipa os Inseparáveis, Nuno Penetra, Barnabé, Manuel Terra, Rui Azevedo, Adelino Manta e Rui Fava. Muito obrigado pela vossa ajuda.

São estas iniciativas que fazem falta. Numa altura que o abandono é generalizado, levar os grandes columbófilos, trazer o conhecimento aos que sozinhos não conseguem, motivar os mais novos, fazer acreditar que ainda é possível… só assim conseguiremos ir mantendo os que cá estão ou sonhar com novas entradas… Fernão Ferro este ano vão começar dois columbófilos, tem se verificado uma ligeira subida do numero de praticantes, mas para isso é preciso sair do pedestal e vir à terra onde estão os columbófilos ditos normais porque sem eles não havia columbofilia, apenas restava uma elite a competir entre si. Foi um dia especial para muitos e muitos columbófilos satisfeitos e de sorriso na cara, o ambiente era saudável e recomendado com varias crianças que por ali brincavam e famílias completas… verdadeira columbofilia. Pedimos desculpa de não entrarmos em pormenores dos conteúdos das palestras feitas, mas por respeito aos que se deslocaram de tão longe e fizeram esse esforço para saírem de casa para aprender… mas sendo possível nova edição convidamos todos a estarem presentes. Toda a verba alcançada reverteu para a Secção Columbófila URJFF, o Columbofilia Online prescindiu de toda e qualquer honorário.

Deixe um comentário