Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

O Essencial da Columbofilia…

Bom dia caríssimos columbofilos, boa tarde ou boa noite conforme a hora que estas palavras estejam a chegar a si. Hoje vamos dissertar um pouco sobre uma das essências da columbofilia e para tal fomos ao encontro da equipa “Os Zimbras” de Sesimbra, da associação columbófila do Distrito de Setúbal. Ser columbofilo é fácil, quando temos uma situação financeira estável, algum tempo e apoio, tudo se torna menos difícil.

Difícil é quando o amador luta diariamente por alguns minutos para cuidar dos seus pombos, mantém uma vida de trabalho humilde e no final do mês tem de olhar e fazer bem as contas… neste caso ser columbofilo é mais difícil, e é esta a situação da grande maioria dos Portugueses que praticam a columbofilia. No distrito de Setúbal, a associação tem tido um papel fundamental no apoio ás coletividades e aos amadores que apresentam maiores dificuldades, nomeadamente com políticas de não aumento das campanhas e um conjunto de medidas que não vêm agora ao caso. Por exemplo há bem pouco tempo um jovem sem pombal e sem pombos mas com um amor incondicional ao pombo correio foi alvo de uma onda de solidariedade com o estreito apoio da associação e presentemente esta a concorrer na cidade de Setúbal, tem tido resultados interessantes, está perfeitamente integrado da coletividade mesmo no que toca ao dirigismo. São estes casos que nos fazem lutar e continuar a acreditar que o bem prevalece sobre o mal, e que vale a pena.

Pois bem aqui no caso dos Zimbras, podemos vivenciar a essência da columbofilia… arranjam num terreno emprestado num local cedido para construir um abrigo para pombos, ainda não era um pombal, foram fazendo melhorias ao longo dos meses, ao longo dos anos, mantinham prestações desportivas sem grande destaque mas nunca desistiram, o pouco tempo que tinham disponível, não foi motivo para baixarem os braços: André Fonseca, Francisco Fonseca e o Guido conseguiram passar o barranco, com a ajuda de amigos hoje têm condições e instalações boas e já podemos chamar lhe de pombal e no ano de 2023 deram um salto qualitativo, disputando já campeonatos e anilhas na coletividade de Fernão ferro… esta luta foi dura mas finalmente começa a dar frutos.

Os olhos dos amadores estão diferentes , até a sua postura é outra, é bom vê los a crescer ano após ano e merecem este reconhecimento porque a essência da columbofilia assenta neste amor pelos pombos e pela competição , o dinheiro e as grandes instalações nem sempre são sinonimo de sucesso, mas o trabalho a resiliência e e a persistência na maioria dos casos é sinónimo de vitorias.

Atualmente esta equipa vai passar novamente uma provação, porque vão ser obrigado a deslocar o pombal de sitio e vão precisar da ajuda de todos aqueles que possam contribuir. Muitos dos materiais não vão poder ser aproveitados, é preciso arregaçar as mangas novamente e tu que estas a ler estas palavras e puderes chegar junto deste jovens promissores da columbofilia de Setúbal, mas que a vida lhe tem pregado uma serie de partidas, não hesites e dá a tua mão. Nós columbofilia Online faremos a nossa parte. Um bem haja a eles e a todos os nossos leitores que estão sempre ai desse lado atentos ao que vamos escrevendo. Até breve…

Deixe um comentário