Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Luís Henriques… especialista em Barcelona… Grandes Fundos – Benedita – ACD Leiria

Bom dia senhores columbofilos e columbicultores. Fomos ao encontro de Luís Henriques que se transformou nos últimos anos num especialista a voar concursos de grande fundo, em especial os Barcelonas. Chegou a ser concorrente que apostava no campeonato geral, depois a partir 2000 começou a direccionar a sua equipa de pombos para o fundo e actualmente faz com especial gosto os Barcelonas e algum interesse Valência del Cid e El Saler. Fomos encontra lo no seu magnifico pombal na Benedita no distrito de Leiria.

Uma particularidade nestas instalações e que nos chamou logo a atenção foi o numero de pombos que são distribuídos por cada secção. Pombal com 6 metros quadrados poderá ter uns 20 pombos, quanto muito. Uma limpeza impecável e um cuidado meticuloso com cada um dos competidores ou reprodutores… fique connosco e fique com algumas dicas para voar bem de Barcelona.

Uma equipa para ser encestada nas melhores condições de ganhar um Barcelona deve passar por cerca de 6 concursos antes da grande prova: dois velocidades, dois ou três meios fundos e um Fundo… a questão é não massacrar os pombos antes do concurso para o qual eles têm de estar na sua plenitude. Por exemplo na próxima campanha que teremos dois concursos nacionais, mais o Barcelona… a equipa de Luís Henriques que este ano é composta por 29 fêmeas, vai fazer os treinos, depois dois ou três velocidades , dois ou 3 meios fundos e depois metade irá a Valência e a outra metade a El Saler, os melhores serão enviados a Barcelona.

Filha e irmã de inúmeros primeiros prémios de Barcelona… bisneta da Pigarça Velha que foi a fundadora da colónia.

Os Borrachos nunca treinam no inicio de cada campanha, normalmente iniciam a preparação em Março ou Abril dependendo do tempo e no primeiro ano de vida poderão ou não fazer 1 concurso de velocidade. São pombos que amadurecem mais tarde, mas que também ficam na sua plenitude mais tarde, podendo fazer concursos no máximo da sua capacidade com 3, 4 ou 5 anos.. em alguns casos mesmo com 6 anos mostram estar muito bem. Até fazerem todo este processo o columbofilo não liga se regressam cedo ou tarde a casa, mesmo no segundo ano, o mais importante não são as horas de regresso de um velocidade, de um meio fundo até mesmo de um Fundo, a principal característica que se procura é o estado físico, mental de cada um e a velocidade de recuperação. Este tipo de pombos revela todo o seu potencial mais tarde.

Asa da campeã Barcelona 2021

Ouvimos as ideias de Luís Henriques para a modernização da columbofilia, pensamentos que já em outras ocasiões tivemos o prazer de escutar. Diz -nos que o recenseamento de 130 pombos é uma utopia, cada columbofilo devia ser livre de ter o numero de pombos que entender, ninguém manda na carteira de ninguém, mas para competir de igual para igual devíamos baixar o numero de designados, para fechar a equipa de dois pombos que contam por concurso devíamos poder escolher 8 atletas… são os 25%… o pequeno columbofilo se não poder ter 100 pombos pois tem 30, mas consegue ter 8 para designar. Estamos a valorizar muito os columbofilos, enquanto devíamos valorizar o pombo… tal como os campeonatos gerais… “são outra aberração”… ao fim de um terço de concursos, 80 % dos amadores está fora e já não tem interesse nenhum… tal como a nossa competição estar montada de forma a que se uma semana durante o ano estivermos doentes ou tivermos o azar de parar o relógio, perdemos um ano de trabalho… é inadmissível… temos de preparar os campeonatos para no ultimo embate, ou concurso de cada época termos ainda um grande números de columbofilos a poderem ser campeões.

Campeonato Nacional Fundo – Resultados da 1º Prova Barcelona – Leiria

8029436/18 POR7957Luis Antonio Silva Henriques04 13:22:11631.997480
7215854/17 POR40486Os Rosas04 14:29:23587.748479
7211029/17 POR7969Luis Fialho Santos04 16:06:25567.002478
9207966/19 POR59685Vitoria & Barbara04 15:24:15559.075477
9208703/19 POR20483Jorge Manuel Ramos Ferreira04 16:43:23550.058476

Classificação Nacional Barcelona – Classificação dos Columbófilos – Distrito Leiria

7957Luís António Silva HenriquesUniao Columbofila Beneditense954
1994Diamantino Lopes CarreiraSociedade Columb Campos Lis944

Na Benedita em ano nenhum deixaram de fazer Barcelona, quando deixou de ser concurso organizado pela FPC, esta colectividade continuou a fazer com o distrito de Portalegre, e quando Portalegre deixou de fazer encontraram uma outra solução, mas a mítica prova foi sempre feita. Luís Henriques ao longo de vários anos foi sempre um columbofilo que se destacou neste tipo de provas e hoje continua a ser a sua “praia”. Chegando ao ponto que quando fizemos a seguinte pergunta. Qual o ano ou o momento mais gratificante ou empolgante, qual a melhor época de sempre? a resposta foi:” ver chegar um pombo de Barcelona, é um momento inestimável… trabalho todo o ano para isso”… e os olhos encheram se água…

Os Pais das craques ainda são vivos, pese embora já não estarem férteis… o ultimo ano a reproduzir foi em 2019, o macho é de 2010 e acabam muito cedo, a mãe ainda ainda pôs dois ovos o ano passado, mas brancos, essa pomba quando as duas filhas fizeram em 2017, 1º e 2º ela tirou o 5º… um concurso terrível… com muito vento de bico, no qual a classificação fechou com 5 pombos, 3 de Luís Henriques e dois de Fernando Lopes.

A base destes pombos têm a sua origem bem la atrás… começa numa pomba Pigarça, que em 2002 era ela borracha fez 11º distrital e 260º Nacional de Barcelona, uma pomba de linhagem dos Pigarços de Francisco Santos das Caldas da Rainha, que entretanto foi cruzada a um pombo de Humberto Boita e parte dai uma família talhada para a grande distancia. Uma filha dessa Pigarça que é a avó deste que estão a ganhar agora os Barcelonas, em 2009 tirou o 5º do raio e a 16ª nacional, com apenas quarenta e poucos pombos em Portugal no mesmo dia.

Nos últimos anos não tem juntado pombos ou linhas novas aos seus, porque as experiências que fez não lhe permitiram andar para a frente… e assim trabalha em consanguinidade com a prata da casa, de preferência meio tio com sobrinha, portante cruza, a segunda geração de dois meios irmãos, para voar e para reproduzir, ou seja cruza uma fêmea com um meio irmão do seu pai, ou cruza um macho com uma meia irmã do seu pai ou da sua mãe. Também gosta de acasalar primos. Assim com esta planificação vai fazendo anualmente a sua equipa de voadores.

7º Distrital Barcelona 2021 – Estes pombos não conhecem medicamentos… são cuidados o mais natural possível… têm semanas que apenas fazem uma manha de multi vitaminas.

Faz trocas de borrachos e alguns cruzamentos com Belmiro Pinto. Por exemplo, a mãe destas campeãs de Barcelona é de Belmiro, uma filha da “Malhadinha” quando cruzada a um filho do “Casa Blanca”que se destacou também de Barcelona.

A preparação deste pombos, e começando de traz para a frente: desde a prova de Barcelona não saem mais à rua, depois em meio de Dezembro, aquando do termino da muda voltam de forma progressiva ao exterior…meados de Janeiro estão a voar cerca de 30 mn diários, fazendo duas refeições por dia. Com a mudança da hora passa para dois voos por dia 30 mn de manha podendo chegar aos 45 mn e 30 mn à tarde… para fêmeas e machos, sendo que os machos nesta casa… são em numero ainda mais reduzido. Os Borrachos acompanham os adultos, normalmente voam com os machos. Este ano são 17 borrachos e 7 machos adultos… o numero ideal para treino, que se juntam ás 29 fêmeas adultas, para completarem a equipa para 2022.

Pombal Reprodução

Costuma ter 6 casais de reprodutores, este ano esta com excesso de pombos, uma vez que são 8 machos reprodutores e 7 fêmeas… não é o numero que conta… mas a qualidade… neste grupo de pombos apenas encontramos pombos vencedores de primeiros prémios de Barcelona. Não muda o pensamento nem a forma de proceder, enquanto sentir que esta na frente no que toca a estes concursos… o distrito fechou com 13 pombos dos quais 5 foram dele, estamos a falar da edição de 2021no Barcelona.

Se considerarmos a participação nos velocidades e meios fundos , o melhor ano foi em 1988, já la vão uns anos, mas dai para cá especializou se e não mais voltou ás provas curtas. Columbófilo desde os seus 18 anos… esta paixão da columbofilia surge por uma brincadeira, ele e o seu amigo António Justo andavam a criar uns coelhos para depois vender, mas a sua mãe foi lá vendeu a criação e comprou roupa… o rapaz não gostou, então a roupa aparecia na mesma se não tivessem os coelhos e ficaram sem os lucros, resolve iniciar a criação de pombos e assim continua há mais de 50 anos, estas aves maravilhosas entraram na sua vida para ficar. O seu amigo nessa altura por sua vez era amigo de Vasco Loureiro dirigente já à época em Valado de Frades, uma coisa puxa a outra e foram lá inscrever se como sócios e concorreram lá durante uns anos, depois formaram a colectividade da Beneditense e aqui permanece até hoje.

Pai das Campeãs de Barcelona

Luís Henriques mantém se aguerrido nas sua ideias, e vai continuar a apostar nestas corridas. Como Juiz classificador nacional, vai continuar a fazer o seu trabalho enquanto achar que pode ser um elemento valido… como homem será sempre um verdadeiro amante do pombo correio.

Foi sem sombra de duvida um prazer fazer esta visita, conhecer as instalações e manusear estes guerreiros que nunca desistem. Parabéns por tantos e tão bons resultados… e por nos ter recebido amavelmente. Boa sorte já para as próximas edições.

1 Comment on Luís Henriques… especialista em Barcelona… Grandes Fundos – Benedita – ACD Leiria

  1. Armando Pedro. Santa cita // 4 04+00:00 Janeiro 04+00:00 2022 às 22:54 // Responder

    Ola campiaobom ano para ti successo no grande fun do um abraco!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: